Apresentando o Teletoon Retro

Por David Piraino

No início da TV por assinatura no Brasil, por volta de 1993, quando falávamos em um canal de desenhos animados o primeiro nome que vinha a nossa cabeça era Cartoon Network.

Programado pela empresa americana Turner, o canal fez muito sucesso no país logo de início, reabrindo os arquivos dos estúdios Hanna-Barbera, que há muito não se via. Porém, com o tempo, o “Cartoon” foi mudando o estilo de sua programação e os clássicos foram perdendo espaço. No início dos anos 2000, a Turner investiu novamente na exibição de desenhos de acervo e criou o canal Boomerang. A programação, só de animações antigas, durou apenas quatro anos e o canal passaou a ser “teen”, ou seja, com programas apenas para adolescentes de hoje. Debaixo de muitas críticas dos fãs do antigo Boomerang, a Turner criou o canal Tooncast, que atualmente tem sua maior parte da programação com estrelas dos anos 60, 70 e 80.

Mas será que somente estes canais americanos de desenhos trazem programação clássica? Existem, sim, outros canais de TV por assinatura ao redor do mundo que também são dedicados a este tipo de entretenimento. Muitos são regionais, não possuem distribuição internacional como os canais da Turner, mas não são menos importantes.

Um deles é o Teletoon Retro, produzido no Canadá, que surgiu em 1996 como sub-produto do canal pago Teletoon, considerado uma versão alternativa ao Cartoon Network naquele país.

O Teletoon tem entre seus proprietários a Astral Media e a Corus Entertainment e, inicialmente, sua programação foi dividida em blocos temáticos, sendo que um deles ganhou bastante destaque, o Teletoon Retro. A audiência foi tanta que o bloco acabou ganhando um canal próprio em 2007.

Transmitido em inglês e francês, o canal Teletoon Retro segue no ar trazendo programação 24 horas com os melhores desenhos do catálogo da Hanna-Barbera, Looney Toones e muito outros. O acervo que o Teletoon Retrô negocia é vasto. Atualmente, entre os clássicos, ele exibe Os Smurfs, Scooby-Doo, O Show do Pernalonga e Piu-Piu, O Gato Félix, Gasparzinho, Os Caça-Fantasmas, O Homem-Aranha (versão 1967), Tom & Jerry, He-Man, She-Ra e Josie e as Gatinhas.

Já passaram pelo canal os desenhos Super Robin Hood, Thundercats, Os Flintstones, Os Jetsons, Banana Splits, O Pica-Pau, A Pantera Cor-de-Rosa, Pepe-Legal, Zé Colmeia, Rocky & Bullwinckle, Dom Pixote, G.I. Joe, Inspetor Bugiganga, entre outros.

Mesmo sem possuir acervo próprio – como é o caso dos canais Turner – o Teletoon Retro dá uma verdadeira lição no mercado de TV por assinatura, mostrando que é possível manter por anos o bom nível de programação de um canal para o público saudosista. Isto é: incluindo raridades e promovendo rotatividade.

O autor desta matéria é David Piraino. Escreva para nós e faça seus comentários.
Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *