Dallas deixa a grade do canal Viva

Mais uma baixa no já pequenino espaço que os seriados clássicos têm na ultra-segmentada TV por assinatura. Desta vez, foi a soap opera (ou novela americana) Dallas, que foi retirada da grade do canal Viva. Esta série era exibida no bloco “Clássicos em Série”, que nasceu com a premissa de exibir grandes seriados estrangeiros que foram exibidos na Rede Globo nas décadas passadas.

dallasInfelizmente, o bloco vai morrendo, sendo que apenas a série Nova York Contra o Crime ainda está em exibição. Eu disse morrendo?! Mas canal Viva, e Automan, Manimal, O Incrível Hulk, A Mulher Maravilha, SWAT, As Panteras, Caras e Caretas, Bat Masterson, Perdidos no Espaço, Zorro, Tarzan e tantas outras exibidas pela Globo?

Aliás, o portal RetrôTV há tempos reivindica a falta de espaço que atenda aos saudosistas na nossa TV por assinatura, mesmo tendo um canal dedicado - o TCM. A situação está tão complicada, que nem este canal especializado em séries e filmes clássicos está dando o devido espaço para os seriados. Além do espaço dedicado ter sido reduzido, praticamente não há mais estreias.

E quantos já são os canais que tinham tudo para manter uma sessão de séries clássicas, com acervos riquíssimos, mas que acabam abandonando o segmento. Falta de audiência? Duvido muito disso. Há público para tudo, ainda mais em um tempo onde os canais estão se segmentando cada vez mais. O portal RetrôTV está no ar há 13 anos e muita gente nos acompanha e reclama.

Há alguns anos atrás, canais como FX, Nickelodeon e até Sony e Warner reservavam um espaço para os “velhinhos”. E os saudosistas de plantão vão ficando cada vez mais a ver navios, mesmo tendo que pagar uma conta alta de TV por assinatura.

Que o canal Viva reveja sua posição e nós possamos “reviver” muitos clássicos que a TV Globo nos brindo no passado.

Maurício Viel é editor do RetrôTV