Canal Viva resgata “nova série clássica”

Viva, o canal por assinatura da Rede Globo que reprisa prioritariamente suas atrações antigas, também investe em algumas séries americanas antigas, que marcaram a emissora carioca. Depois de ter exibido Dallas, Twin Peaks e Nova York Contra o Crime, a emissora acaba de estrear em sua grade o seriado Família Dinossauro, que fez muito sucesso quando exibido dentro do programa “Xou da Xuxa”, em 1992.

artigos-familia-dinossauroO seriado, que já teve passagens por SBT e Band, apesar de ser concebido como infantil, faz uma crítica bem humorada ao chamado “american way of life” e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média dos EUA. A estrela é a Família Silva Sauro, que vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens.

Família Dinossauro foi produzido pela Disney, em parceria com a Jim Henson Productions (de Muppet Show) e com a Michael Jacobs Productions, entre os anos de 1991 e 1994.

O canal acertou em trazer esse clássico mais recente. Mas, penso que para criar uma sessão nostalgia em uma emissora, não se pode deixar os velhos clássicos de fora!

Em uma nota divulgada à imprensa, a coordenadora de conteúdo do canal Viva, Clarisse Goulart, revelou que foi feita uma pesquisa sobre o conteúdo que interessava aos assinantes e detectou-se que a série era um pedido frequente. Ela também declarou que Família Dinossauro está fazendo parte da faixa de humor do canal, das 20h às 23h. “Temos um público masculino nesse horário. Acreditamos que essa faixa vai manter os homens e trazer as mulheres”, disse a coordenadora.

Aquela velha história: fizeram uma pesquisa e a gente não conhece ninguém que participou ou sequer vimos algo no site do canal ou em suas redes sociais. A ideia não é apurar a veracidade da pesquisa, que realmente pode ter sido feita. Mas, o fato é que outros grupos de fãs de seriados tinham que ser consultados. E, modéstia à parte, o RetrôTV é o maior e mais tradicional portal de informações sobre os clássicos da tevê, no ar há 13 anos, sendo uma boa pedida para ser consultado. Temos uma grande comunidade que nos acompanha e, em questão de poucos dias, podemos obter informações precisas sobre os títulos que o público mais quer ver novamente na televisão.

Quer alguns exemplos? A programação da Globo, entre os anos 1960/80 foi marcada por séries como A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, O Incrível Hulk, A Mulher Maravilha, SWAT, As Panteras, Caras e Caretas, Bat Masterson, O Túnel do Tempo, Perdidos no Espaço, Zorro, Tarzan, Automan, Manimal e muitas outras.

Ainda é tempo de mobilização para, quem sabe, termos contato com o canal e tentar que sejamos ouvidos. Para tanto, estamos nos antecipando e lançando uma enquete.

Participe da Enquete: “Quais as 3 séries clássicas exibidas pela rede globo você mais gostaria de ver no canal Viva?”

(No lado direto inferior desta e das demais páginas do Portal RetrôTV)

O autor deste artigo é Maurício Viel, editor do RetrôTV. Escreva para nós ou faça seus comentários abaixo.