Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera – Parte 7: Joca e Dingue-Lingue

Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera segue e fala agora sobre Joca e Dingue-Lingue (Hokey Wolf) a sexta série animada produzida pelos estúdios Hanna-Barbera para a televisão, exibida dentro do Show do Dom Pixote.

joca-dingue-lingue-aberturaTítulo: (Hokey Wolf / 1960-61 / EUA / Cor)
Formato: 29 episódios de 7 min. exibidos em duas temporadas no Show do Dom Pixote, substituindo o desenho do Zé Colmeia
Exibição de Estreia: 11/09/1960 em syndication, distribuído pela Screen Gems
Exbição no Brasil: TV Bandeirantes, durante os anos 1970/80
Dublagem: AIC/SP - Chico Borges (Joca), Wilson Ribeiro (Dingue-Lingue - 1ª voz) e Waldir Guedes (Dingue-Lingue - 2ª voz). Alguns episódios foram redublados nos anos 1990 por estúdio desconhecido

A Série Animada

joca-dingue-lingue-materia1Joca e Dingue-Lingue é um desenho dos estúdios Hanna-Barbera, cuja trama mostra Joca, um lobo vigarista, porém simpático, que está sempre arrumando um jeito de ser dar bem na vida da maneira mais politicamente incorreta. Ao seu lado, sempre está seu fiel, pequeno e jovem escudeiro Dingue-Lingue.

Personagens

A ideia inicial da criação de Joca e Dingue-Lingue tomou forma quando se tornou necessária a substituição do desenho Zé Colmeia, dentro do Show do Dom Pixote. O urso fez grande sucesso e se tornou muito mais popular que o personagem anfitrião Dom Pixote. Com isso, o urso mais esperto que a maioria dos ursos foi presenteado com uma série própria em 1961. Devido a esse desfalque, Joca e Dingue-Lingue fez sua estreia na terceira temporada do show do simpático personagem canino com sotaque sulista Dom Pixote, em 11 de setembro de 1960 e se tornou um segmento frequente e fixo desde então. Seu tema musical foi composto por Hoyt Curtin e uma versão instrumental do refrão da canção “Hail, Hail, the Gang’s All Here” foi usada.

personagens

A trama é centrada nas desventuras diárias de seu protagonista de fala mansa, Joca, e seu jovem aliado, Dingue-Lingue. Através de seus golpes, eles sempre tentam obter tudo aquilo que precisam para ter uma vida fácil. Em cada episódio, Joca geralmente tenta enganar fazendeiros e outros antagonistas com seus esquemas para subtrair alguma comida deles e/ou encontrar um lugar para se instalar sem pagar um tostão. Mas, de um jeito ou de outro, como já é tradição nas séries animadas da Hanna-Barbera com personagens antropomórficos, o tiro acaba sempre saindo pela culatra na maioria das vezes. Uma curiosidade é que os dois personagens, na verdade, são lobos, mas por alguma razão, na dublagem brasileira feita pelo extinto estúdio paulistano AIC, eles viraram raposas.

Joca, dublado no original pelo grande mestre das vozes Daws Butler (baseando-se em um personagem da época, Sargento Bilko, interpretado pelo ator Phil Silvers) usa como indumentária um colarinho branco com uma gravata borboleta de cor violeta. Sua personalidade, mais tarde, seria reaproveitada por seus companheiros e personagens do universo HB, tais como o Manda-Chuva (Top Cat) e o já citado Zé Colmeia (Yogi Bear), pois este, quando estreou sua própria série (1961-62), praticamente seguiu o mesmo conceito.

Dingue-Lingue, por sua vez, foi dublado no original por Doug Young, (imitando outro ator da época, Buddy Hackett) e sempre se entusiasma ao seguir Joca em suas vigarices. Mas, geralmente muda de opinião quando os dois se metem em situações adversas. Dingue-Lingue usa tipicamente um chapéu-coco vermelho (às vezes, preto), além de uma camisa verde sem manga e um colete preto.

Nota: ambos os atores mencionados acima, homenageados nas vozes originais, atuaram juntos no filme “Deu a Louca no Mundo” (It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World, 1963, United Artists).

Outras Aparições (1962-1992)

Séries Hanna-Barbera

Após a série inicial haver terminado em dezembro de 1961, Joca e Dingue-Lingue apareceriam em outras quatro séries animadas da Hanna-Barbera, ao lado de outros personagens clássicos. São elas:

joca-dingue-lingue-materia2

A Turma do Zé Colmeia

A Turma do Zé Colmeia (Yogis’s Gang, 1973-1975) – Joca aparece como um dos membros da equipe.
Ho-Ho Límpicos (Laff-A-Lympics. 1977-1979) – Joca surge como membro da equipe dos Abelhudos.
Zé Colmeia e Os Caça Tesouros (Yogi’s Treasure Hunt, 1985) – aqui, Joca é um astro convidado em vários episódios.
Yo Yogi! (Idem, 1991-1992) – Joca co-estrela como o prefeito da cidade de Jellystone. Seu jovem companheiro, Dingue-Lingue, faz também uma breve aparição, sem diálogos, como o braço-direito do simpático lobo no episódio “Super Duper Snag”, mas tem texto no episódio “Polly Want a Safe Cracker”.

Longas-Metragens Hanna-Barbera

• No ultimo episódio (triplo) do Show do Zé Colmeia (The Yogi Bear Show, 1962), Joca e Dingue-Lingue estão entre os convidados que aparecem para homenagear o querido urso em sua festa de aniversário.
• No filme “A Arca de Zé Colmeia” (Yogi’s Ark Lark, 1972), os dois queridos e espevitados lobos fazem uma participação como parte da turma do Zé. O filme era parte do programa “The ABC Saturday Superstar Movie” e também o piloto de A Turma do Zé Colmeia, de 1973.
• Em 1982, no especial feito para tevê, “Yogi Bear’s All Star Comedy Christmas Caper”, Joca co-estrela como membro do grupo que vista Zé Colmeia no Parque Jellystone.
• No longa feito para a televisão, “The Good , The Bad, and Huckleberry Hound”, em 1988, Joca é co-protagonista no papel do prefeito de uma cidade do velho oeste chamada de Two-Bit.

best-of-warner-bros-hanna-barberaDVD

Joca e Dingue-Lingue teve apenas dois de seus episódios lançados em DVD para a Região 1 (EUA e Canadá). Eles estão inclusos em um lançamento de 2013 da Warner Home Entertainment que é uma coletânea especial com desenhos Hanna-Barbera. Apesar de não ter sido lançado no Brasil, o box conta com dublagens em português em todos os episódios (ou legendas).  Os episódios de Joca e Dingue-Lingue são “Tricks and Treats” e “Castle Hassle” e ambos estão com uma nova dublagem.

// O autor desta matéria é Alexandre Marques Silva. Escreva para nós e faça seus comentários.

// Lista de Episódios de Joca e Dingue-Lingue

ESPECIAL CHAPÉU E GRAVATA HANNA-BARBERA
Introdução | Jambo e Ruivão | Dom Pixote | Plic e Ploc | Zé Colmeia | Pepe Legal | Joca e Dingue Lingue | Olho Vivo e Faro FinoBibo Pai e Bobi Filho | Loopy Le Beau |

Multimídia

Clique e assista um episódio de Joca e Dingue-Lingue

Imagens

Clique para ampliá-las.

Comentários

  1. Me lembro de ter assistido muito pouco essa série… Acredito que ela não foi tão popular aqui no Brasil quanto os demais desenhos HB da época…
    Mais um ótimo capítulo desse especial! Parabéns!

  2. enio tatsch disse:

    maravilha! traz grandes recordaçoes da decada de 60 e 70!