Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera – Parte 8: Olho Vivo e Faro Fino

No Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera o destaque agora é Olho Vivo e Faro Fino, a sétima série animada produzida por Hanna-Barbera para a televisão, exibida originalmente dentro do Show de Pepe Legal, juntamente com Bibo Pai e Bobi Filho.

Ficha Técnica

olho-vivo-faro-fino-logo-peqTítulo: Snooper and Blabber / 1959-61 / EUA / Cor
Formato: 45 episódios com duração de 7 minutos cada, exibidos em três temporadas como um segmento do Show de Pepe Legal
Primeira Aparição: “Puss n’ Booty” (1959), dentro do Show de Pepe Legal
Roteiro:
Michael Maltese
Exibição de estreia: 29/09/1959 em syndication, distribuído pela Screen Gems
Exibição no Brasil: TV Tupi e TV Globo (anos 1960); TV Record (fim dos anos 1960/início dos 1970); pool TV Record/TVS (virada dos anos 1970 para 1980), TV Bandeirantes (anos 1970/80), Boomerang (anos 2000), Tooncast (anos 2010 até hoje)
Dublagem: AIC/SP – Com Waldir Guedes (Olho Vivo) e Wilson Ribeiro (Faro Fino)

Introdução

Antes de abrirem seu próprio estúdio, Hanna e Barbera já haviam trabalhado com uma dupla de gato e rato, visto que foram os criadores da dupla Tom e Jerry. Já com o estúdio Hanna-Barbera em funcionamento, eles aproveitaram a ideia e criaram, em 1959, um dos primeiros desenhos exclusivos para a televisão que era estrelado por um gato e um rato. Mas este tinha um detalhe: o gato e o rato seriam amigos e parceiros.

A Série Animada

Olho Vivo e Faro Fino mostra as aventuras de uma dupla de detetives nada convencional. Eles são um gato que possui uma agência chamada Olho Vivo, e que conta com um rato como seu assistente. O gato Olho Vivo é quem assume o comando das investigações na qual são contratados. Já o rato Faro Fino segue as suas ordens, já que se olho-vivo-faro-fino-materia1declara um grande admirador da “habilidade” e “inteligência” do gato. Mas, tal admiração não deixa Faro Fino perceber que, na verdade, Olho Vivo é  atrapalhado e que a própria esperteza do ratinho é que, muitas vezes, acaba solucionando os casos.

As aventuras e investigações da dupla geralmente começam com um chamado por telefone. Os casos são os mais variados (e inusitados), como capturar um homem das cavernas, resgatar uma pulga de circo, encarar um monstro que vive num lago, ir atrás do Homem das Neves, prender o bandido Mosca-Humana usando a roupa do super-herói Capitão Zoom-Zoom, proteger um herdeiro milionário da ganância de seu mordomo, ajudar um homem rico a livrar seu lindo jardim de uma marmota, entre outros.

Durante as investigações, Olho Vivo e Faro Fino vivem diversas situações que os colocam em apuros (mote predominante no universo HB). Mas, ao final de cada história, com alta dose de humor, há um desfecho inusitado ou inesperado, com a dupla às vezes se saindo bem, outras vezes nem tanto.

Olho Vivo usa uma boina no melhor estilo Sherlock Holmes. Já Faro Fino usa um chapéu de aba à la Humphrey Bogart. Ambos vestem um sobretudo, que também é condizente com a profissão, segundo, ainda, os detetives da tevê e cinema da época.

personagens

Fato marcante e engraçado acontece quando a dupla está em perseguição. Olho Vivo pede a Faro Fino para ligar a sirene, mas é o próprio ratinho quem põe a cabeça para fora do carro e começa a simular uma sirene. Em alguns episódios, a dupla contata por telefone ou rádio uma agente que nunca aparece em cena, chamada Hazel.

olho-vivo-faro-fino-materia2Olho Vivo, que frequentemente utiliza-se do bordão “Pare em nome da lei!”, costuma dar várias broncas em Faro Fino, este que não aceita muito bem algumas sugestões de seu parceiro.

O próprio Olho Vivo é quem narra alguns episódios, recurso esse provavelmente inspirado em uma série antiga de televisão sobre dois detetives de Los Angeles, chamada Dragnet (1951/59, 1967/70, NBC), criação de Jack Webb e inédita no Brasil. Além disso, é muito comum observarmos Faro Fino aparecer em close, olhando e falando para o telespectador, principalmente para elogiar alguma atitude “esperta” de Olho Vivo.

Em Olho Vivo e Faro Fino, destaca-se, ainda, a primeira aparição (na verdade protótipos) de personagens que futuramente iriam ganhar suas próprias séries animadas: Patinho Duque, Leão da Montanha e a hiena pessimista Hardy, do desenho Lippy e Hardy.

Outras Aparições

Olho Vivo e Faro Fino participaram de dois longas-metragem feitos para a tevê: A Arca de Zé Colmeia (Yogi’s Ark Lark, 1972), que foi o episódio-piloto da série A Turma do Zé Colmeia (Yogi’s Gang, 1973/75); e no especial de 1982 “Yogi Bear’s All Star Comedy Christmas Caper”.

Os Ho-Ho Límpicos

Os Ho-Ho Límpicos

Posteriormente, a dupla participou das seguintes séries produzidas por Hanna-Barbera:

Show do Zé Colmeia (The Yogi Bear Show, 1962), em um episódio triplo, como convidados da festa de aniversário do nosso querido urso.
Ho-Ho Límpicos (Laff-A-Lympics, 1977/78), como membros da equipe do Zé Colmeia, os Abelhudos.
Zé Colmeia e Os Caça Tesouros (Yogi’s Treasure Hunt, 1985-88), como personagens fixos.
Yo Yogi! (Idem, 1991/92). Olho Vivo é um famoso detetive enquanto Faro Fino possuía uma loja no Shopping Jellystone, a Crooks ‘n’ Books Store.
Super-Secret Secret Squirrel (Idem, 1993). A dupla de detetives participou do episódio “Agent Penny”. O desenho é um segmento da série Dois Cachorros Bobos (2 Stupid Dogs, 1993).
 “The Good, the Bad and Huckleberry Hound” (Idem, 1988). Olho Vivo fez uma breve aparição (sem o Faro Fino) neste longa de animação feito para a TV.

DVD e TV

sessao-desenhos-60-peqComo já foi informado anteriormente, em 2006 estava previsto o lançamento de um box em DVD do Show do Pepe Legal. Porém, tudo foi cancelado devido ao estado de má conservação dos negativos. No entanto, quatro episódios da série (que incluem os episódios de Olho Vivo e Faro Fino) estão disponíveis em DVD: dois no DVD duplo “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 1″ (lançado no Brasil com dublagens originais) e mais dois episódios no DVD duplo “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 2″ (só lançado nos EUA/Canadá e sem dublagens em português).

» Clique aqui para comprar  o DVD “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 1″

Em 2013, mais dois episódios foram lançados em uma nova coletânea distribuída apenas nos EUA/Canadá, intitulada “Best of Warner Bros. 25 Cartoon Collection: Hanna-Barbera”. Porém, ela também dispõe de dublagens brasileiras e pode ser adquirida por sites como www.cdpoint.com.br e www.amazon.com.

Na televisão, fica-se na dependência do canal Tooncast, do grupo mesmo grupo proprietário do acervo Hanna-Barbera, de programá-lo em sua grade de clássicos.

// O autor desta matéria é Alexandre Marques Silva. Escreva para nós e faça seus comentários.

// Lista de Episódios produzidos de Olho Vivo e Faro Fino

ESPECIAL CHAPÉU E GRAVATA HANNA-BARBERA
Introdução | Jambo e Ruivão | Dom Pixote | Plic e Ploc | Zé Colmeia | Pepe Legal | Joca e Dingue Lingue | Bibo Pai e Bobi Filho | Loopy Le Beau |

Multimídia

Clique e assista um episódio de Olho Vivo e Faro Fino.

Imagens

Clique para ampliá-las.

Comentários

  1. Parabéns por mais um capítulo do especial. Demais saber que personagens clássicos da HB surgiram como coadjuvantes nessa série!

    1. Entre eles, os protótipos do Leão da Montanha, do Patinho Duque (como o pato tralfaziano [Valha-me, Tralfaz!]) e da hiena pessimista Hardy (da dupla Lippy & Hardy).