Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera – Parte 9: Bibo Pai e Bobi Filho

Mais uma publicação do Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera, falando agora sobre Bibo Pai e Bobi Filho, a oitava série animada produzida pela Hanna-Barbera para a televisão, exibida dentro do Show de Pepe Legal.

Ficha-Técnica

bibo-pai-bobi-filho-logoTítulo: Augie Doggie and Doggie Daddy / 1959-61 / EUA / Cor
Formato: 45 episódios com duração de 7 minutos cada, exibidos em três temporadas como um segmento do Show de Pepe Legal
Primeira Aparição: “Foxhound Hounded Fox” (1959), dentro do Show de Pepe Legal
Exibição de Estreia: 29/09/1959 em syndication, distribuído pela Screen Gems
Roteiro: Michael Maltese
Exibição no Brasil: TV Tupi e TV Globo (anos 1960); TV Record (final dos anos 1960 e começo dos anos 1970); pool TV Record/TVS (virada dos anos 1970 para 1980), TV Bandeirantes (anos 1970/80), Boomerang (anos 2000), Tooncast (anos 2008 até hoje)
Dublagem: AIC/SP, com Rogério Márcico (Bibo Pai – 1ª voz), Osmano Cardoso (Bibo Pai – 2ª voz) e Waldir Guedes (Bobi Filho)

Introdução

Vimos no decorrer do Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera que um dos fatos mais recorrentes dentro do universo deste estúdio tem sido, sem sombra de dúvidas, a reinvenção, ou seja, personagens criados pela famosa dupla de animadores que tiveram como inspiração uma personalidade ou série famosa de cinema ou televisão, e/ou uma série animada criada anteriormente pela própria dupla William Hanna e Joseph Barbera.

A auto-referência em questão são os personagens Spike e Tyke (uma dupla de buldogues, pai e filho, respectivamente), criados como coadjuvantes para a famosa série animada de cinema Tom e Jerry (Tom and Jerry, 1940/58) pelo famoso duo de cartunistas, quando ainda trabalhava para os estúdios MGM. No caso deste capítulo, tratam-se de dois cachorros da raça dachshund, Bibo Pai (Doggie Daddy) e Bobi Filho (Augie Doggie).

A Série Animada

O segmento animado gira em torno das desventuras de um cachorro da raça dachshund, Bibo Pai, que dá tudo de si para disciplinar e educar o seu querido filho Bobi. O amor de Bobi pelo seu pai é tão grande que frequentemente se refere a ele como “querido e velho pai” (Dear old Dad). Bibo Pai, ao repreender Bobi quando este às vezes o desaponta, o faz de uma maneira gentil: “Bobi, meu filho, meu filho” (Augie, my son, my son). Bobi, por sua vez, sempre que diz ou faz algo que deixa seu Bibo Pai cheio de orgulho. Faz com que este se dirija sorridente para o telespectador com a seguinte frase: “Foi meu filho quem disse isso” (Dat’s my boy who said dat!).

Bobi faz mais um de seus dramas

Bobi faz mais um de seus dramas

O mais estranho é que ninguém sabe quem é a mãe de Bobi, já que esta nunca apareceu durante toda a série. Bibo Pai criou Bobi sozinho, recorrendo muitas vezes a um livro de psicologia infantil. Era o autêntico pai solteiro, o que foi uma novidade (alguns achariam um escândalo) para a conservadora sociedade americana dos anos 1950.

Absolutamente inseparáveis, os dois vivem as mais inusitadas desventuras, interagindo com um gato que deseja devorar o pássaro canoro de Bobi, discos voadores e seres alienígenas, plantas carnívoras, um avestruz dentro de casa, um pica-pau infernal, um gato selvagem, um falsificador, um rato, um leão, um pato (estes dois últimos, respectivamente, o protótipo do Leão da Montanha e do simpático Patinho Duque, em uma de suas primeiras aparições), entre outros.

Às vezes, Bobi tem complexo de adulto, tentando ser gente grande antes do tempo, mesmo que para isso tenha de fugir de casa e enfrentar o mundo exterior. Em um episódio, Bobi até chegou a fazer greve de silêncio, sem dirigir uma só palavra a seu pai durante um dia inteiro. Ambos vivem problemas afetivos comuns a pais e filhos. Por esta razão, vários episódios trazem sempre uma lição de moral.

Sempre com palavras sábias, Bibo Pai sempre julga saber o que é melhor para os dois, o que naturalmente desaponta Bobi algumas vezes. Mesmo sendo rigoroso, Bibo Pai possui uma personalidade dócil, afetiva e bem intencionada (alguém aí se lembrou de Dom Pixote?) e acaba se harmonizando com o filho no final das contas.

Bobi, por sua vez, é um filhote de alto astral, procurando sempre fazer algo que encha de orgulho o seu “querido e velho pai”. Possui conhecimento em ciências e é habilidoso ao falar com os animais, o que muitas vezes tira o seu Bibo Pai de muitas encrencas, salvando o dia.

personagens

Outras Aparições

 O Show do Zé Colmeia (The Yogi Bear Show, 1962). A dupla de pai e filho canina participou de um episódio triplo, como convidada da festa de aniversário do querido urso;

 A Turma do Zé Colmeia (Yogi’s Gang, 1973). Bibo Pai e Bobi Filho participam da série, bem como do respectivo episódio-piloto, o longa feito para a tevê “A Arca do Zé Colmeia” (Yogi’s Ark Lark, 1972). Nestes segmentos, o veterano John Stephenson dublou Bibo Pai em substituição a Doug Young, que na ocasião estava acompanhando o tratamento de saúde de sua esposa;

bibo-pai-bobi-filho-materia-4

Bibo Pai e Bobi Filho compôem a equipe Os Abelhudos em Os Ho-Ho Límpicos

 Os Ho-Ho Límpicos (Laff-A-Lympics, 1977-78). Participam como membros da equipe do Zé Colmeia, os Abelhudos;

 “O Primeiro Natal do Zé Colmeia” (Yogi’s First Christmas, 1980). Longa-metragem onde Bibo Pai e Bobi Filho fazem uma visita ao Parque Jellystone durante o Natal;

 Zé Colmeia e Os Caça Tesouros (Yogi’s Treasure Hunt, 1985/88), como personagens fixos;

 Wake, Rattle and Roll (Idem, 1990/91). Nesta série live-action, Bibo Pai e Bobi Filho aparecerem no segmento “Fender Bender 500” (uma versão anos 1990 da série Corrida Maluca), como corredores participantes do evento, dirigindo uma espécie de caminhão-monstro. Neste caso, no formato de casa de cachorro, chamado Lucky Trucky;

 Yo Yogi! (Idem, 1991-92). Bibo Pai é chamado de “Diamond” Doggie Daddy, onde ele é dono do Shopping Jellystone. Bobi Filho é seu herdeiro.

 Family Guy (Idem, 1999-presente, Fox). Nesta sitcom de animação feita para adultos, criada pelo cartunista Seth MacFarlane, são mostradas as desventuras de uma família disfuncional americana. Bibo Pai faz uma ponta no episódio 15 (“Brothers & Sisters”), da nona temporada, transmitido no dia 17/04/2011. Ele interpreta o terceiro marido da irmã da personagem Lois, chamada Carol;

 Ni Hao, Kai-Lan (Idem, 2007/11, Nickelodeon). Bobi Filho faz uma aparição nesta produção animada infantil sino-americana;

 Harvey, o Advogado (Harvey Birdman, Attorney at Law, 2000/01, Cartoon Network). Bibo Pai e Bobi Filho fazem uma aparição nesta série animada, baseada em personagens da Hanna-Barbera (notadamente Homem Pássaro e Galaxy Trio). Foi co-produzida pelo Cartoon Network, Allied Arts and Science, Turner Studios e Williams Street;

 Metlife, em 2012, Bibo Pai e Bobi Filho fizeram uma rápida aparição em um comercial para a empresa de seguros, intitulado “Everyone”.

TV e DVD

sessao-desenhos-60-peq

Lançamento nacional

Como já foi informado anteriormente, em 2006 estava previsto o lançamento de um box em DVD do Show de Pepe Legal. Porém, tudo foi cancelado, devido ao estado de má conservação dos negativos originais. No entanto, três episódios da série (que incluem os episódios de Bibo Pai e Bobi Filho) estão disponíveis em DVD: dois no DVD duplo “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 1″ (lançado no Brasil com dublagens originais) e mais dois episódios no DVD duplo “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 2″ (só lançado nos EUA/Canadá e sem dublagens em português).

» Clique aqui para comprar  o DVD “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 1″

best-of-warner-bros-hanna-barberaEm 2013, mais dois episódios foram lançados em uma nova coletânea distribuída apenas nos EUA/Canadá, intitulada “Best of Warner Bros. 25 Cartoon Collection: Hanna-Barbera”. Porém, ela também dispõe de dublagens brasileiras e pode ser importada por meio de sites como www.cdpoint.com.br e www.amazon.com.

Na televisão, fica-se na dependência do Tooncast para poder-se ver Bibo Pai e Bobi Filho. O canal é do mesmo grupo proprietário do acervo Hanna-Barbera e, esporadicamente, programa o desenho em sua grade de clássicos.

// O autor desta matéria é Alexandre Marques Silva. Escreva para nós e faça seus comentários.

// Lista de Episódios de Bibo Pai e Bobi Filho

ESPECIAL CHAPÉU E GRAVATA HANNA-BARBERA
Introdução | Jambo e Ruivão | Dom Pixote | Plic e Ploc | Zé Colmeia | Pepe Legal | Joca e Dingue Lingue | Olho-Vivo e Faro-Fino | Loopy Le Beau |

Multimídia

Clique e assista um episódio de Bibo Pai e Bobi Filho:

Clique e assista a uma rara vinheta original, exibida dentro do Show do Pepe-Legal:

Imagens

Clique para ampliá-las.