Tarzan, o Rei da Selva

tarzan-logo

Ficha-Técnica

Título: Tarzan, o Rei da Selva (Tarzan, Lord of the Jungle/1976-79/EUA/Cor)
Gênero: Animação/Aventura
Produtora: Filmation/CBS
Produtor Executivo: Norm Prescott e Lou Scheimer
Criação do Personagem: Edgar Rice Burroughs
Formato: 36 episódios em 4 temporadas, variando entre 23 e 12 minutos de duração.
Dublagem: Herbert Richers/RJ
Distribuição no Brasil: Warner Bros.
Exibição no Brasil: TV Tupi, SBT

A Série Animada

“A selva… eu nasci aqui. E aqui meus pais morreram quando eu era pequeno. Eu teria perecido logo se não tivesse sido encontrado por uma bondosa macaca chamada Kala, que me criou como seu filho e me ensinou a viver na selva. Eu aprendia rápido e me fortalecia a cada dia. Agora, compartilho da amizade e a confiança de todos os animais da selva. A selva é cheia de belezas… e perigos e cidades perdidas cheias bondade e maldade. Este é o meu domínio e eu protejo aqueles que aqui veem, pois eu sou Tarzan, o Rei das Selvas!”.

tarzan01Tarzan, o Rei da Selva é a única série de tevê estrelada por Tarzan que seguiu praticamente todos os preceitos criados por Edgar Rice Burroughs, o criador do personagem. A produção foi encomendada aos estúdios Filmation pela rede de tevê americana CBS, que a apresentou nas manhãs de sábados. Ao todo, foram produzidos 36 episódios, distribuídos em quatro temporadas, exibidas entre 1976 e 1979.

A 1ª Temporada contou com 16 episódios, onde os 30 minutos do programa exibiram apenas episódios do Rei das Selvas. Na temporada seguinte, estrearam mais seis episódios, mas o horário foi dividido com uma nova produção da Filmation: As Novas Aventuras de Batman, que teve a participação do personagem Bat Mirim. O nome do programa foi alterado para Batman/Tarzan Adventure Hour.

Na terceira e quarta temporadas, foi a vez de Batman dar lugar a Super 7, um desenho que trouxe vários super-heróis dos estúdios Filmation. Entre estas duas últimas temporadas, estrearam mais 14 episódios de Tarzan, o Rei da Selva.

Pode-se afirmar que houve ainda a quinta e sexta temporadas, onde a série animada de Tarzan continuou a dividir horário com outras atrações. Desta vez, com O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger) e Zorro, respectivamente. A diferença é que os episódios de Tarzan eram reprises.

Muito bem desenhada, com cenas majestosas do herói saltando entre cipós, nadando e escalando altas montanhas, esta produção teve as feições e linhas de Tarzan inspiradas no trabalho do maior desenhista de Tarzan nos quadrinhos, o mestre Burne Hogarth. Uma das características mais chamativas dos estúdios Filmation, também presente nesta série, é o uso da técnica “rotoscopia”, onde se filma primeiro um ator ou maquetes e, a partir disso, realiza-se a animação dos movimentos.

tarzan02Tarzan é um herói que domina a selva e os animais, graças à sua força e superioridade intelectual. Promove sempre a paz entre as pessoas e, frequentemente acaba salvando alguém em apuros, geralmente que pertença a civilizações isoladas dentro da selva.

Aliás, esta inteligência observada nos episódios desta animação, reflete os livros escritos pelo seu criador Edgar Rice Burroughs. O título Tarzan, o Rei das Selvas, inclusive, é baseado no 11º livro do herói, escrito por Burroughs.

Ao lado de Tarzan, a figura amiga do mico N’kima, personagem também presente nas obras literárias de Tarzan. A macaca Cheeta não aparece nesta série, pois foi uma criação dos estúdios MGM para a série de filmes estrelados por Johnny Weismuller, que interpretava um Tarzan mais selvagem, sem tanto intelecto.

Animais é que não falta nesta série. Desde macacos e gorilas, passando por elefantes, girafas, leões e pumas. O interessante é que Tarzan conhece os animais e os chama pelo nome. Para coroar o desenho, muitas cidades e lugares perdidos no tempo são mostrados, todos baseados nos romances de Tarzan.

A trilha sonora foi muito bem produzida, diferente de tudo o que se tinha visto em desenho animado. É um som diferente, instigante, com tambores tribais misturados com particularidades das músicas dos anos 1970. O clima do desenho é todo peculiar, desde o tema de abertura.

tarzan03Nem só de pontos positivos é composta esta animação e alguns deslizes podem ser observados no decorrer da série. Em nenhum episódio é mostrada alguma tribo originária da África, cenário das histórias. Em contrapartida, há muitas aventuras com tribos de gregos, soldados da Idade Média, homens-pássaros, subaquáticos e, pasme, até mesmo membros da antiga civilização Maia em plena África. A pessoa de pele mais morena que aparece na série é o próprio homem-macaco.

Há também aventuras com seres espaciais e muitas naves alienígenas, um contra senso nas histórias de Tarzan. Isso sem falar nas cenas em que ele aparece em ação, que eram sempre as usadas nos episódios anteriores.

Mas, para todos os que são fãs do Rei das Selvas e gostam de um bom desenho animado, esta série é muito indicada e figura entre uma das melhores já feitas para a televisão.

No Brasil

Em nosso país, Tarzan, o Rei da Selva começou a ser exibido ainda nos anos 1970 pela saudosa TV Tupi, mas marcou época mesmo no SBT, na década seguinte. Foi exibido no programa do Bozo e na “Sessão Carrossel”. Após isso, o desenho apareceu esporadicamente até 1987 nas manhãs e tardes da emissora.

dvd

DVD lançado pela Warner

Após as reprises do SBT, Tarzan, o Rei das Selva nunca mais foi exibido na tevê brasileira e se tornou uma raridade. Até que em 2007, o mesmo canal voltou a apresentar o desenho no programa “Sábado Animado”. A dublagem utilizada na maioria dos episódios foi a original, sendo que alguns tiveram que ser redublados.

Em dezembro de 2009, a Warner Home Video lançou no Brasil a coletânea em DVD “Matiné de Desenhos dos Anos 70 – Vol. 1″, que trouxe um episódio de Tarzan, o Rei da Selva, chamado “Tarzan e o Colosso de Zome” (Tarzan and the Colossus of Zome, 1978). Exibido originalmente no programa Batman/Tarzan Adventure Hour, o episódio foi disponibilizado com a dublagem original brasileira da Herbert Richers. O episódio “O Pestinha”, de As Novas Aventuras de Batman, exibido originalmente junto com Tarzan, também foi incluído no DVD.

// Clique aqui para ver a Lista de Episódios de Tarzan, o Rei da Selva

O autor desta matéria é Cristiano Barcellos Rigodanzo. Escreva para nós e faça seus comentários. Matéria originalmente publicada em 26/08/09.

Multimídia

Clique e assista à abertura de Tarzan, o Rei da Selva.

Imagens

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

  1. não poderia ser melhor a referencia para uma retrospectiva da minha infância.

  2. Sensacional, gostaria de ver esse desenho em DVD com imagem remasterizada e com a dublagem clássica em portugues ou quem sabe até vê-lo novamente na tv aberta.

  3. Sensacional esta reportagem sobre um dos mais fiéis desenhos animados já produzidos.
    Possuimos esta raridade em 3 DVDs com 33 episódios totalmente dublados com a dublagem clássica da Herbert Richers. Quem quiser adquirir esta preciosidade basta entrar em contato: cinemadvdnostalgia@gmail.com.