Conheça Ricardo Mariano, o narrador dos estúdios Herbert Richers

Durante os anos 1970/80, foi muito comum ouvirmos esta narração no início de filmes, desenhos, seriados e mini-séries dublados pelo estúdio carioca Herbert Richers.

O dono desta conhecidíssima voz, até então anônima, é Ricardo Mariano, cujo paradeiro ficou desconhecido por muitos anos entre os dubladores do Rio de Janeiro.

Em 2010, integrantes de uma comunidade no Orkut, criada para homenagear o narrador, conseguiram localizar seu paradeiro e realizaram uma entrevista exclusiva no dia 24 de outubro daquele ano.

Reprodução da carteira funcional de Mariano Dublasievicz

Reprodução da carteira funcional de Mariano Dublasievicz

“Eu e o pessoal da comunidade descobrimos que existia um DVD sobre handball, onde o autor tinha o mesmo nome do locutor da Herbert Richers. Depois de uma pesquisa, descobrimos que a pessoa, na verdade, era filho do locutor. Por meio do próprio Orkut, consegui entrar em contato com a nora do Marianno, que me forneceu informações sobre seu paradeiro”, revela Hermes Legal, da comunidade “Marianno, a Voz da Herbert Richers” no Orkut.

Pouco tempo depois do contato com os familiares de Marianno, Legal pôde entrar em contato direto com o locutor, que lhe autorizou ir até a sua casa para conceder uma entrevista.

“Convidei meu amigo Philippe Maia, que é dublador famoso e também trabalhou na Herbert Richers. Fomos até sua casa para entrevistar a lenda viva da locução”, comenta Legal.

Nascido Mariano Dublasievicz em 1939, o dono de uma das vozes mais presentes na memória do brasileiro reside atualmente em Rio das Ostras, município do Estado do Rio de Janeiro, que fica na chamada Região dos Lagos.

“Estou sendo homenageado e isso é muito gratificante para mim e meus familiares. Não tenho condição de dizer o número exato de apresentações que fiz, mas que foram muitas, foram. Foram tantas que só me lembro de algumas”, diz o locutor durante a entrevista, onde se recorda de séries como Os Detetives, Havaí 5-0, O Homem de Seis Milhões de Dólares e Casal 20.

A carreira de Ricardo Marianno começou em 1963, quando passou a trabalhar como locutor na Rádio PRK 2 – Rádio Clube Fluminense, de São João do Meriti/RJ. Passou pela Rádio Carioca AM e pela Rádio Nacional, no setor de radioteatro, onde fez locuções com identificação dos atores e episódios. Por fim, foi convidado a trabalhar nos estúdios Herbert Richers, onde se dedicou por 18 anos.

Atualmente, a comunidade de Hermes Legal em homenagem ao locutor Ricardo Mariano mudou-se para o Facebook e pode ser acessada pelo endereço www.facebook.com/MarianoAVozDaHerbertRichers.

Herbert Richers foi um produtor de cinema e empresário brasileiro que fundou em 1950 a empresa homônima Herbert Richers, instalada no bairro da Usina, zona Norte do Rio de Janeiro, onde passou, além de produzir, fazer distribuições de filmes para serem exibidos nos cinemas.

Veja algumas aberturas onde Mariano se destacou:

Vale dos Dinossauros | Mulher Maravilha | Guerra, Sombra e Água Fresca
Charlie Chan | Hong Kong FuSão Francisco Urgente

A seguir, veja a entrevista com Ricardo Mariano:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4 (final)

 

Fã homenageia Marianno com imitação

O locutor Agnaldo Velho, fã de Ricardo Marianno, prestou uma homenagem ao dono da inesquecível voz da Herbert Richers, fazendo uma imitação e postando-a na antiga comunidade “Marianno, a Voz da Herbert Richers”, no Orkut.

Trata-se de duas imitações de Marianno fazendo a abertura simulada de um episódio de Scooby-Doo e outra, inusitada, do filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. “A ideia foi mesclar um filme antigo e um filme novo, já que é algo impossível de acontecer nos dias de hoje, pois Marianno já se aposentou”, disse Velho, que precisou de mais de dois anos de treino para para chegar ao tom de voz de Marianno. “Mas, fã é sempre sim: nunca desiste”, completou.

Comentários

  1. jailson disse:

    Cresci ouvindo essa voz.Eu acredito que todos com mais de trinta e poucos anos conhece essa voz.Parabéns Mariano. Sua voz é inconfundível.
    Agnaldo, parabéns ótima matéria..muito boa mesmo…

  2. Ricardo disse:

    Sensacional!!! Parabéns pela ótima reportagem e meu sincero muito obrigado à este gênio chamado Ricardo Marianno por ter marcado a minha e outras milhões de crianças brasileiras das décadas de 70, 80 e 90. Parabéns!!!