Televisão: Em Abril, TCM resgata o Casal 20

A partir de 4 de abril, o canal TCM resgata Casal 20 (Hart to Hart, 1979/84), série americana com 110 episódios, criada por Sidney Sheldon — responsável por incontáveis best-sellers.

A série é protagonizada por um casal apaixonado e invejável. Ele, o simpático Jonathan Hart (Robert Wagner), é multimilionário, e ela, Jennifer Hart (Stefanie Powers), uma talentosa autora de novelas de intrigas. Nas horas de folga, o casal soluciona crimes complicados, nos quais se vê envolvido, sempre com a ajuda do fiel empregado Max (Lionel Stander) e do cão Freeway.

As exibições de Casal 20 serão de segunda à sexta, 14h, e diariamente às 8h. Não há ainda informações sobre disponibilização das dublagens.

Nova Temporada de Os Pioneiros

Ainda em abril, chega ao TCM a sexta temporada da série familiar por excelência, Os Pioneiros, que emociona com o encanto e a ingenuidade de um clássico eterno.

Exibições de segunda à sexta, 6h e 13h. Também não há informações sobre dublagens, mas as temporadas já exibidas dispõem da dublagem original, salvo em alguns episódios.

Maratonas

Batman

Excesso de cores, enquadramentos insólitos, as famosíssimas onomatopeias sobreimpressas na tela e os mecanismos retorcidos utilizados pelos vilões para acabar com a Dupla Dinâmica – incluindo imensas máquinas de costura – são algumas das inovações com que os bat-amigos revolucionaram a tevê e que, em março, será celebrada com uma maratona de melhores episódios de Batman.

Sob a batuta da autoparódia, você poderá ver no TCM o Batman chorar e assoar o nariz com um lenço em forma de morcego, o garoto prodígio bater na palma de uma mão com o punho da outra e exclamar “Santa gelatina de sabores!” e a dupla mascarada em plena escalada na fachada de um edifício se deparar com Jerry Lewis, Edward G. Robinson e Tropeço, de A Família Adams, debruçados na janela. Você também encontrará na pele de “vilões convidados” – como figuram nos créditos – grandes artistas em interpretações alegremente questionáveis, como a de Vincent Price no papel de Cabeça de Ovo e Otto Preminger como Mr. Freeze.

Segundo declarações de quem animou com genialidade o homem morcego, Adam West, “Batman foi feito em dois níveis, um para os adultos e outro para as crianças. Tentamos fazer isso para que quando você envelhecer e voltar a assistir, observe coisas diferentes. É isso o que origina um clássico”.

A maratona Batman acontecerá todos os domingos de março, entre 15h e 20h, no TCM. Dublagem clássica.

Combate

No mês de abril, será a vez de Combate ganhar uma maratona. A série estreou na tevê no início dos anos 60 com uma carga inesperada de realismo, apresentando uma versão crua e direta, sem rodeios, das penúrias que atravessaram os homens que combateram na Segunda Guerra Mundial. Evitando glorificar o conflito, a série é um verdadeiro tributo ao soldado comum que lutou (e morreu) nos fronts da Europa.

Robert Altman foi o diretor de muitos dos episódios e colaborou com o roteiro, produção e seleção de elenco (uma década mais tarde, voltaria a visitar o gênero, dessa vez com a satírica M*A*S*H de 1970). As mãos mestras de Altman nos deixaram episódios de primeira qualidade, um dos quais chegou a ser exibido no Festival de Cinema de Veneza. Combate ganhou o respeito da crítica e a admiração do público, o que lhe permitiu ir ao ar por cinco temporadas, transformar Vic Morrow em um astro e contar com participações de famosos como James Caan, John Cassavetes, Lee Marvin e Robert Duvall.

Em abril, o TCM reúne as missões mais dramáticas e audazes em uma maratona na qual correrão durante todo o mês os homens do segundo pelotão da companhia King.

“Maratona Combate”, com exibições aos sábados e domingos de abril, entre 13h e 16h. Legendado.

O TCM é um canal especializado em filmes, séries e concertos clássicos, disponível nas principais operadoras de TV por assinatura, como Sky, Net, TVA, Telefônica, Via Embratel, entre outras.