Ator Martin Landau morre aos 89 anos

O ator norte-americano Martin Landau, conhecido pelas interpretações em filmes como “North by Northwest” (Intriga Internacional), de Alfred Hitchcock, e pela série de televisão Missão: Impossível, morreu aos 89 anos.

martin-landauO ator morreu no sábado (15), vítima de “complicações inesperadas”, após uma breve hospitalização num centro médico da Universidade da Califórnia.

Nascido no Brooklyn (Nova Iorque), em 20 de junho de 1928, Landau trabalhou no design do jornal New York Daily News antes de começar a carreira de ator.

Influenciado pela obra de Charlie Chaplin, fez a sua estreia na Broadway em 1957. O primeiro papel importante no cinema chegou em 1959 com “Intriga Internacional”.

Além do papel como Rollin Hand na série de televisão Missão: Impossível, que protagonizou juntamente com sua esposa à época, Barbara Bain, Landau será recordado pelas interpretações em “Tucker: The Man and His Dream” (Tucker: O Homem e o Seu Sonho), de Francis Ford Coppola, em 1988; “Crimes and Misdemeanors” (Crimes e Pecados), de Woody Allen, em 1989.

Um dos papéis mais populares foi o de comandante John Koenig, na série televisiva britânica Espaço: 1999, de 1975.

Sua interpretação de Bela Lugosi no filme de Tim Burton “Ed Wood” (1994), valeu a Martin Landau o Oscar de Melhor Ator Secundário (1995).