DVD: Distribuidora anuncia lançamento de Ultraman e promete outros títulos do gênero

Empresa também deve lançar Ultraseven, O Regresso de Ultraman e Spectreman em DVD

Em agosto, chega oficialmente ao mercado brasileiro de Home Vídeo um dos lançamentos mais esperados de todos os tempos: Ultraman, a série clássica de 1966, produzida pela Tsuburaya Productions do Japão.

Totalmente remasterizada em processo digital, a série será distribuída pelo selo Masterpiece tanto em DVDs separados, como em boxes intermediários e em um box especial com a série completa. A primeira parte começa a ser disponibilizada já na primeira quinzena do mês e estará a venda em todas as grandes lojas do país com preço sugerido de R$ 19,90 por DVD.

A ideia é que a cada mês sejam disponibilizados três DVDs, contendo quatro episódios cada, até que os 39 episódios da série sejam todos lançados. Mensalmente, uma versão box com os episódios do mês será lançada.

Em cada DVD virão encartados cinco cards colecionáveis contendo imagens de todos os monstros da série. Nos boxes mensais, serão disponibilizados os 15 cards do mês.

Na caixa especial da série, com todos os episódios de Ultraman, serão disponibilizados 10 DVDs, 50 cards e uma camiseta oficial da série.

Também chegará às lojas a coleção completa de Ultraman “Hayata” em Blu-Ray, numa edição luxuosa, contendo 50 cards, camiseta oficial da série e uma réplica da cabeça do personagem em tamanho real.

Ainda não há informações detalhadas sobre as dublagens ou legendas em português. Acompanhe as novidades pelo site RetrôTV.

Ultraman foi produzida no Japão entre 1966/67 e mostra as histórias de um ser alienígena e poderoso chamado Ultraman, que era membro de uma polícia intergaláctica, quando sua nave colidiu acidentalmente com o jato do humano Shin Hayata, tenente da Patrulha Científica do Japão. Com a morte de Hayata, Ultraman assume a culpa do acidente e decide trabalhar pela paz na Terra. Assim, ele restitui a vida do humano por meio de uma fusão molecular com o corpo sem vida. A essência e a energia vital do guardião passaram a residir no corpo de Hayata e são invocadas através de uma cápsula chamada Beta, que Ultraman fornece a Hayata, que deve manter segredo sobre sua nova identidade.

Divulgação da primeira parte da coleção Ultraman que será lançada no Brasil

Ultraman – Vol. 1 – O Invasor da Galáxia

Episódios:

“O Invasor da Galáxia”,
“O Monstro Invisível”, “O Altaque de Baltãs”,
“Fúria Sobre o Mar”

Ultraman – Vol. 2 – A Ilha dos Monstros

Episódios:

“O Monstro Verde”, “Cacau”,
“A Pedra Azul”, “A Ilha dos Monstros”

Ultraman – Vol. 3 – O Monstro Radioativo

Episódios:

“O Comedor de Urânio”,
“O Cientista Sinistro”, “O Meteorito
Misterioso”, “A Múmia Está Chamando”

Disputa Jurídica

A notícia do lançamento das séries Ultra em DVDs oficiais foi recebida com certa desconfiança pelos fãs, visto que algumas versões piratas foram colocadas à venda em algumas lojas brasileiras. Além disso, os fãs sabem que grandes empresas nacionais de home-video já tentaram adquirir os direitos destas produções, mas tiveram muitas dificuldades.

O fato é que a franquia das séries Ultra está, por anos, no centro de uma discussão jurídica entre seus criadores e distribuidores, a fim de definir quem será realmente o detentor dos direitos de distribuição das séries. De um lado a tailandesa Chaiyo e, do outro, a produtora original japonesa Tsuburaya. Em 2008, a Tsuburaya ganhou na justiça o direito exclusivo sobre a franquia, mas, de acordo com a distribuidora brasileira Masterpiece, a disputa judicial teve fim em outubro de 2010, com ganho de causa a favor da UMC/Tiga, empresa parceira da Chaiyo. Ela teria pagado a ambas as partes os valores pedidos em litígio, como indenização, ficando com os licenciamentos internacionais, com exceção do Japão e Tailândia onde ficaram os direitos de distribuição com Tsuburaya e Chaiyo, respectivamente.

Entre os lançamentos da Masterpiece no Brasil, o único título fora da disputa é Spectreman, que foi produzido pela P-Productions.

A Masterpiece, selo paulista recém criado e distribuído com exclusividade para o Brasil pela Acesso Distribuidora (RJ), obteve os direitos de distribuir as séries Ultra tanto no Brasil quanto na Argentina.

Outros Lançamentos

A Masterpiece declarou que adquiriu também os direitos de distribuição de outras séries da família Ultra produzidas pela Tsuburaya. Dentre elas, as cultuadas séries O Retorno de Ultraman e Ultraseven. A clássica Spectreman, também teve seus direitos adquiridos pela Masterpiece, que passa a ser agente oficial dos produtos Ultra na América Latina. Segundo a empresa, ela cuidará também do licenciamento dos demais produtos relacionados aos clássicos personagens e está buscando parcerias para produzir aqui vários outros itens colecionáveis para os fãs das séries.

Ultraseven tem previsão de lançamento para 15 de outubro. Já Spectreman é para 17 de dezembro e O Regresso de Ultraman para 12 de fevereiro de 2012. Todas as séries serão lançadas tanto em DVD quanto em Blu-Ray. Também não há detalhes divulgados sobre dublagens e extras. Aguarde novidades pelo RetrôTV.

Divulgação da coleção completa de Spectreman que será lançada no Brasil