DVD: Primeira temporada da série clássica do Batman será lançada separadamente

Em 2014, em comemoração ao 75º aniversário do personagem Batman, a série clássica de 1966 foi lançada em DVD e Blu-ray nos EUA, após um grande imbróglio jurídico ter sido resolvido.

CAPA

Capa da 1ª Temporada de Batman em DVD

A obra completa (três temporadas) também foi lançada no Brasil com dublagem original pela Warner Home Video, porém, apenas em DVD. Além desta privação, os brasileiros ainda se depararam com dois episódios sem dublagem, erros de tradução, gramática e digitação.

A Warner não se pronunciou sobre os problemas da coleção, que pôde ser adquirida exclusivamente nas lojas da rede B2W, composta pelas lojas Americanas, Shoptime e Submarino. Além disso, o preço foi “salgado”:  entre 300,00 e 399,00.

Agora, com o fim da exclusividade das vendas pelo grupo B2W, está em pré-venda, separadamente, aberto para todas as lojas, a 1ª Temporada da série, em DVD, em cinco discos. O lançamento está previsto para 23 de abril, com preço sugerido de: R$ 129,90. Em breve, as outras duas temporadas também serão vendidas em todas lojas.

Os episódios estão em aspecto de tela fullscreen 1.33:1, com trilhas de áudio em inglês e português (ambas Dolby Digital 1.0) e legendas em inglês, português e espanhol. Não foram informados conteúdos extras.

Foi realizado um perfeito processo de restauração de imagem e vídeo, proporcionando altíssima qualidade de imagens. Como no Brasil foi lançada apenas a versão em DVD, as imagens também são boas, em 480p, mas não têm a qualidade em alta-definição de um Blu-ray.

Por enquanto, o produto apareceu apenas na Livraria Saraiva.

A Série

Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin) são os astros desta série “camp” (tão irreal que diverte). O milionário Bruce Wayne ocupa seu tempo transformando-se num super-herói mascarado, cheio de segredos. Acompanhado por seu parceiro Dick Grayson (Robin), construiu a Bat-Caverna dentro de sua própria mansão. O local secreto abriga computadores e o Batmóvel, um super-carro que possui vários truques e atinge altas velocidades. A dupla-dinâmica enfrenta vários criminosos que atacam a cidade de Gothan City, entre eles, o Coringa, o Charada, a Mulher Gato e o Pinguim.

Batman08Criado por Bob Kane, o personagem Batman se distingue completamente dos outros super-heróis de histórias em quadrinhos. Ele não pode voar, não veio de outro planeta e também não possui poderes sobrenaturais. Sua força está no fato de ele ser um homem comum que esconde sua verdadeira identidade para aterrorizar os vilões. Seus atributos estão baseados na força, agilidade, faro de detetive e, é claro, uma polpuda conta bancária.

Assim que estreou na rede ABC americana, em janeiro de 1966, Batman se tornou um verdadeiro fenômeno de audiência. Raramente uma série de tevê chegou topo em tão pouco tempo. Em 1994, todos os 120 episódios da série foram remasterizados, um trabalho que permitiu recuperar a cor e o brilho das cópias originais. Mas, esta restauração não chega perto do que pôde ser feito atualmente, em HD – Alta Definição.

Perpetuada ao longo dos anos, as aventuras do homem-morcego e seu fiel escudeiro Robin continuam mais populares do que nunca, fazendo com que os adultos embarquem numa imensa nostalgia e cativando novas gerações de telespectadores que, a cada dia, descobrem o real significado do termo “batmania”.

A série foi produzida entre 1966/68 e contou com 120 episódios, divididos em três temporadas. Além dos favoritos West e Ward, Batman contou com uma grande lista de notáveis convidados especiais e aparições ao longo das três temporadas, incluindo Julie Newmar, Cesar Romero, Frank Gorshin, Liberace, Vincent Price, Burgess Meredith, Bruce Lee, Art Carney, Milton Berle, Sammy Davis Jr. e muito mais.

Há alguns anos, o ator Adam West comentou à imprensa que, devido a muitas reclamações de pessoas que desejavam ver Batman em DVD, se propôs a lançar em 2009 o documentário “Adam West Naked”. Este DVD traz relatos bem humorados e pessoais de suas experiências durante as gravações de Batman. O título (Adam West Nu) é apenas um trocadilho e uma provocação.