DVD: Selo Cult Classic lançará o anime ‘O 8º Homem’

Em junho, chega ao Brasil em DVD o anime clássico O 8º Homem (Eitoman), produzido pelo estúdio Tele-Cartoon Japan/TCJ Animation e exibido no Japão a partir de 1963.

O lançamento é da distribuidora independente Cult Classic, que nos últimos dois anos,  colocou no mercado brasileiro vários outros raríssimos títulos em DVD, como Fantomas, O Pirata do Espaço, O JudocaDon DráculaRobô Gigante, Vingadores do Espaço e Laredo.

A coleção “O 8º Homem: O Policial do Futuro” trará todos os 56 episódios da série em dois volumes. Neste primeiro volume, são 23 episódios em 4 DVDs. Todos eles estão remasterizados e o preto e branco original foi mantido. Não há dublagens em português. Apenas legendas neste idioma e som original em japonês. Cada volume terá o preço sugerido de R$ 79,90.

O 8º Homem: O Policial do Futuro – Vol. 1 será lançado em 10 de junho. Abaixo, links para reservar o produto em pré-venda:

Livraria Saraiva | Livraria Cultura

dvd-oitavo-homem-capa

O 8º Homem surgiu como um mangá (quadrinhos japoneses) e mostra as aventuras de um robô controlado pela mente de um humano chamado Azuma, que era um detetive e foi morto por uma quadrilha de gângsteres. Por seu caráter e determinação, fizeram de Azuma a pessoa perfeita para ocupar o corpo do 8º Homem.

Sua mente foi transferida ao robô através de uma máquina de ondas elétricas do Dr. Tani, um homem preocupado com o bem da humanidade.

Com seu corpo-robô, o herói é capaz de executar ações impossíveis a um ser humano comum, como correr em alta-velocidade, usar visão de raios infra-vermelhos (que lhe permite ver no escuro), aplicar a força de muitos homens, além de poder assumir a aparência de qualquer outra pessoa.

O Chefe Tanaka é o policial que conhece a identidade secreta de Azuma e quem na maioria das vezes chama pelo auxílio do 8º. Homem na solução dos casos em andamento.

Azuma tem uma secretária chamada Sachiko. Ela é apaixonada por ele, mas não pode ter seu amor correspondido pelo fato de Azuma agora ser um robô, o que mais causa conflito no 8º Homem.

Como todo super-herói, o herói possui seu arqui-inimigo na figura do Dr. Demon, um cientista a serviço da organização Intercrime. Enquanto esta última devota seus esforços em desenvolver novas maneiras de roubar e impor terror ao mundo, Dr. Demon dedica-se a derrotar o 8º Homem.

O 8º Homem foi um dos primeiros animes (desenhos japoneses) a ser exibido no Brasil. Fez grande sucesso pela TV Globo, entre maio de 1968 e setembro de 1970. A emissora também o exibiu entre janeiro e março de 1973. Fez sucesso e gerou polêmica na época, já que o herói recarrega suas energias usando uma capsula de energia que se parece com um cigarro.

A exemplo de tantas outras produções que foram exibidas em nosso país, O 8º Homem perdeu sua dublagem brasileira ao longo dos anos. Existe apenas alguns trechos gravados por fãs, como pode ser visto abaixo:

Veja a abertura legendada: