DVD/Blu-Ray: ‘Batman’ será lançado em novembro nos EUA

Confirmando a notícia dada em janeiro pelo RetrôTV, a Warner Bros. lançará no mercado americano o DVD e Blu-Ray da série clássica Batman (1966/68, com Adam West e Burt Ward), aproveitando as comemorações do 75º aniversário do personagem em 2014. Haverá também a venda de download de episódios.

O lançamento acontecerá em novembro de 2014, trará todos os 120 episódios e ainda uma surpresa: todos remasterizados em alta-definição (HD)!

A Warner Bros. Home Entertainment irá revelar oficialmente todos os detalhes do tão aguardado lançamento durante a feira Comic-Con International, com a presença dos convidados especiais Adam West, Burt Ward e Julie Newmar. O evento será no dia 24 de julho de 2014, em San Diego (EUA).

Lá, os atores por trás de Batman, Robin e Mulher-Gato (respectivamente Batman/Bruce Wayne, Robin/Dick Grayson e Mulher-Gato) revelarão todos os detalhes do aguardado lançamento, incluindo a data exata, o conteúdo exclusivo produzido com os três atores, a embalagem de edição limitada e demonstrações da deslumbrante imagem HD remasterizada desta série histórica.

Veja abaixo o vídeo promocional:

Campanha

Ainda não se sabe se o lançamento da série Batman vai chegar a outros países, inclusive Brasil. Por isso, o site RetrôTV está lançando uma campanha no Facebook e Twitter para garantir que os fãs brasileiros possam ter acesso a este importante lançamento e, ainda, com a dublagem original do estúdio AIC.

A ideia é dizer para a Warner Home Entertainment Brasil que há público suficiente para tornar o lançamento de Batman em Blu-Ray e DVD no Brasil. Por isso, acesse www.facebook.com/retrotvbrasil e www.twitter.com/retrotv_brasil para compartilhar o post da campanha. E não se esqueça de indicar para seus amigos curtirem e compartilhar também.

Quem não tem conta no Facebook e Twitter pode participar enviando uma mensagem diretamente no site da Warner Bros.: www.wbfun.com.br (procurar por “SAC” no rodapé da página).

Abaixo a arte da campanha. Participe!

campanha-batman

Imbróglio

As aventuras de Adam West e Burt Ward não foram lançadas até hoje devido a um imbróglio jurídico entre os estúdios Warner (detentor dos direitos dos personagens) e 20th Century Fox (produtor da série de tevê). Em 2012, finalmente, os dois estúdios entraram em um acordo, sendo que a Warner ficou responsável pelo lançamento dos produtos, pagando determinada parcela dos lucros para a Fox. Também ficou decidido os valores a serem pagos à família de William Dozier e às celebridades (ou herdeiros) que apareciam nas cenas da janela, como Jerry Lewis,  Sammy Davis Jr., Ted Cassidy e outros.

Em março/2012,  começaram a ser lançados produtos agregados à série Batman de 1966. A Mattel lançou o Batmóvel (49.99 dólares) e action-figures de Batman, Charada e Pinguim, com a reprodução dos rostos dos respectivos atores Adam West, Frank Gorshin e Burgess Meredith. A DC Comics (Warner) começou a publicar uma revista em quadrinhos mensal, chamada “Batman ’66″, que deu continuidade às aventuras da dupla dinâmica na mesma estrutura da produção televisiva, com um vilão convidado por história. Há também uma versão app.

Mas, agora é a vez de lançar a menina dos olhos, a série de tevê. Para entender bem essa situação inusitada de que dois grandes concorrentes (Fox e Warner) têm hoje direitos sobre uma mesma produção, é bom saber que, em 1965, a editora DC Comics (criadora do personagem Batman) realizou uma parceria com os estúdios Fox e com o produtor de tevê William Dozier para lançar, em 1966, a série de televisão Batman. Em 1969, a DC Comics foi comprada pela Kinney National Company, que por sua vez, tinha acabado de adquirir também a própria Warner Bros. e os estúdios Seven Arts.

Com a crise financeira que a Kinney entrou em 1971, ela acabou juntando todas as suas empresas de entretenimento em uma só, batizando-a de Warner Communications, que atualmente é chamada de Time-Warner. Ou seja, a DC Comics hoje faz parte da Time-Warner, que é grande concorrente da Fox. Batman se tornou uma a série produzida por um grupo com o personagem de seu concorrente.

Mesmo assim, a produção continuou sendo negociada mundialmente para exibição na televisão. Até neste ponto, sem problemas. Eles só surgiram quando foi considerado o lançamento no rentável mercado do home video e dos produtos licenciados.

A Fox, no entanto, é única detentora dos direitos autorais do longa-metragem “Batman” (1966) e, felizmente, esta produção foi lançada em DVD no Brasil em 2004. Inclusive, nos extras, que não saíram na versão americana deste DVD, há um documentário sobre o Batmóvel, uma galeria de fotos e o trailer de cinema.

Dublagem

Uma situação muito comum de ser ver no Brasil é a redublagem uma série ou desenho animado quando estes trocam de distribuidor. Se Batman for lançado em DVD no Brasil, a velha dupla dinâmica deverá enfrentar este problema para preservar a dublagem clássica da AIC. Quando a série é exibida na televisão, ela é licenciada pela Fox. Mas, em DVD, virá com o selo da Warner Bros. Caso o entendimento entre as empresas negociarem as dublagens dos vários países onde poderão ser lançados, a dublagem pode ser mantida.

Versão Alternativa

Em 2013, um box de Batman com seis DVDs foi lançado no Brasil, com o selo Winer Disk. Mas trata-se, obviamente, de um produto não oficial, apesar de uma bela arte da capa. As imagens dos episódios disponibilizados foram gravadas diretamente da tevê, mais precisamente quando exibidas pela Rede 21 de São Paulo, nos anos 2000. A logomarca da emissora, bem como um relógio que ficava no alto da tela, foram cobertos pelo Bat-Sinal. Este box pode ser encontrado em grandes lojas, como Saraiva, Livraria Cultura etc.

A Série

Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin) são os astros desta série “camp” (tão irreal que diverte). O milionário Bruce Wayne ocupa seu tempo transformando-se num super-herói mascarado, cheio de segredos. Acompanhado por seu parceiro Dick Grayson (Robin), construiu a Bat-Caverna dentro de sua própria mansão. O local secreto abriga computadores e o Bat-Móvel, um super-carro que possui vários truques e atinge altas velocidades. A dupla-dinâmica enfrenta vários criminosos que atacam a cidade de Gothan City, entre eles, o Coringa, o Charada, a Mulher Gato e o Pinguim.

Batman08Criado por Bob Kane, o personagem Batman se distingue completamente dos outros super-heróis de histórias em quadrinhos. Ele não pode voar, não veio de outro planeta e também não possui poderes sobrenaturais. Sua força está no fato de ele ser um homem comum que esconde sua verdadeira identidade para aterrorizar os vilões. Seus atributos estão baseados na força, agilidade, faro de detetive e, é claro, uma polpuda conta bancária.

Assim que estreou na Rede ABC em janeiro de 1966, Batman se tornou um verdadeiro fenômeno de audiência. Raramente uma série de tevê chegou topo em tão pouco tempo. Em 1994, todos os 120 episódios da série Batman foram remasterizados, um trabalho que permitiu recuperar a cor e o brilho das cópias originais.

Perpetuada ao longo dos anos, as aventuras do homem- morcego e seu fiel escudeiro Robin continuam mais populares do que nunca, fazendo com que os adultos embarquem numa imensa nostalgia e cativando novas gerações de telespectadores que, a cada dia, descobrem o real significado do termo “batmania”.

A série foi produzida entre 1966/68 e contou com 120 episódios, divididos em três temporadas.

Há alguns anos, o ator Adam West comentou à imprensa que, devido a muitas reclamações de pessoas que desejavam ver Batman em DVD, se propôs a lançar em 2009 o documentário “Adam West Naked”. Este DVD traz relatos bem humorados e pessoais de suas experiências durante as gravações de Batman, entre 1966/68. O título (Adam West Nu) é apenas um trocadilho e uma provocação.