Morre Domício Costa, dublador de Dick Vigarista

Faleceu meste sábado (05), o ator, radialista e dublador Domício Costa. Sua voz ficou marcada em diversos personagens de desenhos animados e séries. Foi ele quem dublou o saudoso vilão/atrapalhado Dick Vigarista, de Corrida Maluca, Mightor (O Poderoso Mighthor), Eustáquio (Coragem o Cão Covarde), O Prefeito (As Meninas Super-Poderosas), Thunderbolt (Cavalo de Fogo), Devimon (Digimon), Voldemort (no filme “Harry Potter e a Pedral Filosofal”), Leôncio (O Novo Show do Pica-Pau), dentre outros.

domicio-costaDomício morreu aos 87 anos no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi revelada.

O dublador Guilherme Brigss publicou em sua fanpage: “Faleceu hoje o querido Domício Costa, um dos clássicos atores de dublagem de nosso país e que eu tive o grande prazer de aprender muitas coisas através de seu trabalho e de nossas várias conversas pelos estúdios aqui do Rio de Janeiro. (…) Eu mesmo me inspiro muito no trabalho dele, com sua voz e interpretação extremamente ricas e deliciosas. Fique em paz e com Deus, mestre. Obrigado por tudo”.

Fez a narração em  e nos documentários de Jacques Cousteau, estes que lhe renderam uma carta de próprio punho do pesquisador, elogiando seu trabalho.

Entrou na dublagem em 1958 e trabalhou em empresas como Herbert Richers, CineCastro, Delart, Cinevídeo, TV Cinesom, Dublasom, Televox, Telecine, VTI, entre muitas outras. Sua voz era que entonava, no início dos anos 1970, a frase “Versão brasileira: CineCastro, Rio de Janeiro e São Paulo”.

Como radioator fez trabalhos importantes nos tempos áureos da Rádio Nacional. Como ator, além de vários filmes e peças de teatro, fez participações em novelas da TV, nos programas “Os Trapalhões”, “Chico City”, “Chico Total”, entre outros. Fez participações recentes na Rádio Globo do Rio de Janeiro, no “Show do Antônio Carlos”. Participou do CD “Histórias e Orações dos Santos”, narrando a vida de São Paulo (produção de Antônio Marcos Pires).

Abaixo, uma entrevista com Domício, realizada pelo fã de dublagem Almir Marques.