Morre o ator James Garner, de ‘Arquivo Confidencial’

O ator americano James Garner morreu aos 86 anos, informou neste domingo (20) a polícia de Los Angeles, na Califórnia.

james-garner-vert

James Garner em Arquivo Confidencial

Ele foi achado morto em sua casa, em Brentwood, na noite do sábado. A morte foi por causas naturais. Garner havia sofrido um derrame em maio de 2008, pouco após seu aniversário de 80 anos.

O ator, que teve uma carreira de mais de seis décadas, ficou conhecido por seus papéis no cinema e na TV. Conquistou a fama na televisão com o irônico e descontraído Bret Maverick na série de cowboys Maverick, exibida entre 1957/60, e que incluiu participações especiais de nomes como Clint Eastwood e Roger Moore.

Na década de 1970, Garner interpretou o detetive James Rockford na série Arquivo Confidencial (The Rockford Files, 1974/80), papel pelo qual ganhou um Emmy (1977).

Garner também esteve nos cinemas em “The Great Escape” (1963, “Fugindo do Inferno”), com Steve McQueen; ‘The Americanization of Emily’ (1964, “Não Podes Comprar Meu Amor”) e ‘Victor Victoria’ (1982, “Victor ou Victória”), ambos com Julie Andrews; e a comédia romântica ‘Murphy’s Romance’ (1985, “O Romance de Murphy” ), para o qual foi indicado ao Oscar.

Ele também estrelou a versão cinematográfica de Maverick, em 1994, ao lado de Mel Gibson e Jodie Foster.

Garner recebe prêmio do Screen Actors Guild Awards em 5 de fevereiro de 2005

Garner recebe prêmio do Screen Actors Guild Awards em 5 de fevereiro de 2005

Mais recentemente participou em “Cowboys do Espaço” (2000), de Eastwood, e “The Notebook” (2004), e na série cômica 8 Simple Rules for Dating My Daughter (2003/05).

James Scott Bumgarner nasceu em Norman, Oklahoma, deixou a escola e entrou para a Marinha Mercante no final da Segunda Guerra Mundial.

Em seguida, alistou-se no exército e participou da Guerra da Coreia, onde foi ferido duas vezes. Ele começou a atuar depois de ser incentivado por um amigo a participar de comerciais de televisão.

A revista “People” descreveu Garner como “um dos atores mais queridos do cinema de Hollywood e da televisão”.

Ele foi nomeado ao Oscar em 1985, por “Murphy’s Romance”. Manteve-se em atividade até seus 70 anos.

Arquivo Confidencial

A série é um drama policial que foi veiculado nos EUA em meados dos anos 70. O personagem principal é o detetive particular Jim Rockford, representado por James Garner, um ex-condenado a 20 anos de prisão por um crime que não cometeu.

Depois de libertado, decide criar sua própria agência de investigação particular, sediada em sua casa, um trailer na praia de Malibu, na Califórnia. Conta com a ajuda de seu pai Joseph “Rocky” Rockford (Noah Beery Jr.) e do detetive Dennis Becker (Joe Santos) para desvendar os casos. Beth Davenport (Gretchen Corbett) é a namorada de Jim e sempre o livra de apuros.

Assista abaixo à abertura de Arquivo Confidencial: