Morre o dublador Joméri Pozzoli

Morreu no dia 26 de julho, aos 86 anos, no Rio de Janeiro, o veterano dublador Joméri Pozzoli.

Nascido em Teresina/PI, cresceu em Recife. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou pelas rádios Nacional e Tupi. Mas, foi na Rádio Tamoios onde mais brilhou.

Pozzoli e Professor, Chefe Pondo e Harry Boyle

Pozzoli e Professor, Chefe Pondo e Harry Boyle

Foi um dos primeiros dubladores do Brasil. Passou por diversos estúdios cariocas e pelo estúdio paulistano AIC. Foi a voz de diversos atores de Hollywood, como Anthony Hopkins, Gene Hackman, Richard Harris, Jack Lemmon e Christopher Plummer. Participou como ator em filmes como  “O Homem do Sputnik” (1958), “Pintando o Sete” (1959) e da novela “Irmãos Coragem” (Rede Globo – 1970/71).

No mundo dos desenhos clássicos, Pozzoli dublou o Professor, nas duas dublagens de O Gato Félix. No Mundo da Hanna-Barbera, foi o segundo dublador do Chefe Pondo em O Poderoso Mightor; fez o protagonista Harry Boyle em Papai Sabe Nada; e, em Laboratório Submarino, emprestou sua voz ao Capitão Mike Murphy.

Também dublou em duas produções dos estúdios Filmation: Grump, na redublagem de Grump, o Feiticeiro Trapalhão, e o pirata-líder do grupo de patinadores Yo-Ho-Hos, no desenho Os Cometas.

Pozzoli continuava na ativa, fazendo dublagens. Entre os trabalhos de destaque mais recentes, dublou Charles Muntz na animação cinematográfica “Up – Altas Aventuras”, Mestre Oogway (Randall Duk Kim) em “Kung Fu Panda”, Xerife (Michael Wallis) em “Carros”, Tio Ben Parker (Cliff Robertson) em “Homem-Aranha” e “Homem-Aranha 2″.

Também dublou o Sr. Burns (17ª temporada de Os Simpsons), Vovô George (David Morris, em “A Fantástica Fábrica de Chocolate” – versão 2005), Sr. Slugworth (Gunter Meisner, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” – versão 1971), Frank Wolf (As Aventuras de Tintin) e Cerebelo (Freakazoid!).

Abaixo, relembre Joméri Pozzoli dublando o Professor em O Gato Félix: