Rede Brasil transmite segundo canal, com muito mais clássicos

Nos dias de hoje, onde emissoras de televisão privilegiam programação para a massa, existir um canal aberto onde são exibidas diversas séries e desenhos clássicos é realmente algo incrível e inesperado.

rede-brasil-logo2014-homeA paulistana Rede Brasil é essa emissora. No ar há oito anos, seu carro-chefe sempre foi os seriados clássicos, programação que até pouco tempo atrás, ocupava o horário nobre. Porém, seguindo a tendência de mercado das emissoras menores, a Rede Brasil tem intensificado as vendas de seus horários para terceiros, com programação religiosa, vendas e jogos de azar. As séries e desenhos clássicos continuam na programação da Rede Brasil, mas muitas em plena madrugada. com destaque para Papai Sabe Tudo, A Família Addams, Os Invasores, Batman, Zorro, Os Monkees, A Mulher MaravilhaScooby-Doo e Os Flintstones.

A emissora transmite em sinal aberto via satélite Star One C1, em todas as operadoras de TV por assinatura via satélite (Sky, Claro, Oi, GVT e Vivo) e em canais abertos terrestres de VHF, UHF e UHF digital em diversas cidades do Brasil. Pelo site da emissora, também é possível assistir.

Clique aqui para ver a cobertura da Rede Brasil

Segundo Canal

Há quase dois meses, os moradores da Grande São Paulo estão sendo contemplados com um segundo canal da Rede Brasil, disponível no canal digital 10 VHF (virtual 10.1). A estação tem cobertura razoável, melhor do que a do canal 56 (virtual 1.1), que transmite a programação da rede.

Na grade de programação, são exibidos simultaneamente com a rede todos os programas próprios da Rede Brasil, além de algumas séries, desenhos e alguns poucos programas de terceiros. No mais, enquanto a rede exibe programação de igrejas e jogos de azar, por exemplo, quem sintonizar o canal 10.1 vai poder ver Viagem ao Fundo do Mar, O Túnel do Tempo, Perdidos no Espaço, UltrasevenA Feiticeira, Os Jetsons e muitos outros títulos clássicos em excelentes horários. Vale ressaltar que grande parte das séries que são exibidas no 10.1 também são exibidas pela rede, porém, como dito, geralmente em horários mais difíceis de assistir.

A emissora não dispõe de assessoria de imprensa e tão pouco divulgou a novidade (nem em seu próprio site). Espera-se que isso não seja indicativo de um projeto provisório ou temporário. A mídia também não deu uma nota sobre o assunto. Também não há a divulgação de uma grade de programação do canal 10.1.

Mesmo em meio a tantas incertezas, será muito bom enquanto durar. Os fãs dos seriados e desenhos clássicos, praticamente órfãos de um canal que exiba tal gênero (inclusive com um fraquíssimo canal pago especializado, o TCM) agradecem a oportunidade de rever seus heróis, heroínas, ídolos e musas do passado.

Adendo: Há poucos dias, o canal 10.1 deixou de exibir sua programação em alta-definição HD, passando para o SD (padrão) 16:9. Considerando a falta de assessoria da emissora, não há como informar se trata-se de um problema temporário.