Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves, morre aos 85 anos no México

O ator Roberto Bolaños, criador de personagens como Chaves e Chapolin, morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28), em sua casa em Cancún, no México. A causa da morte não foi divulgada.

robert-bolanosCom problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril deste ano.

De acordo com o filho dele, Roberto Gómez Férnandez, Bolaños se mantinha vivo por meio da escrita e fazia suspense sobre o conteúdo do material. “Esses escritos são mantidos por ele e apenas diz que nós saberemos o que fazer com eles quando chegar a hora. Nós (os filhos) temos certeza de que teremos de lidar com isso com muito cuidado”, afirmou Roberto na época em entrevista ao jornal “El Universal”. O próprio ator usou o Twitter para tranquilizar os fãs sobre seu estado de saúde.

Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Além de Roberto, ele era pai de Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre.

El Chavo del Ocho, nome original da série Chaves, foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, Chaves é o seriado infantil de maior longevidade da TV. No ar no SBT desde 1984, o programa conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em um cortiço.

O personagem e seus amigos Quico, Chiquinha, Nhonho, seu Barriga, seu Madruga, dona Florinda, professor Girafales e dona Clotilde, conhecida como “a bruxa do 71″, conquistaram crianças e adultos de todas as gerações no país com seu humor ingênuo, cheio de bordões e sem qualquer palavrão.

As histórias da turma ganharam adaptações em desenho animado, videogames e peças de teatro.

Já Chapolin Colorado é um super-herói atrapalhado que acaba com os bandidos por conta de sua sorte e de sua honestidade. Suas frases mais típicas são “Não contavam com a minha astúcia” e “Sigam-me os bons”. A série foi originalmente exibida entre 1970 e 1979.

SBT

Em homenagem ao ator e comediante Roberto Bolaños, o SBT exibiu às 21h25 desta sexta-feira um especial de Chaves, com entrevistas e trechos memoráveis de episódios.  Chaves e Chapolin são exibidos na emissora de Silvio Santos há 30 anos, desde 1984.

Ironicamente, o SBT interrompeu a exibição vespertina de Chaves para informar a morte do próprio Bolaños. Assista:

Com UOL