Tarzan, dos estúdios Filmation, é lançado em DVD no Brasil

Em 1976, o clássico estúdio Filmation lançou uma versão animada com o famoso personagem Tarzan. Intitulada Tarzan, o Rei da Selva (Tarzan, Lord of the Jungle/1976-79/EUA/cor), a produção foi encomendada pela rede de tevê americana CBS, que a apresentou nas manhãs de sábados. Ao todo, foram produzidos 36 episódios, distribuídos em quatro temporadas, exibidas entre 1976 e 1979.

tarzan01A 1ª Temporada contou com 16 episódios, onde os 30 minutos do programa exibiram apenas episódios do Rei da Selva. Na temporada seguinte, estrearam mais seis episódios, mas o horário foi dividido com uma nova produção da Filmation: As Novas Aventuras de Batman, que teve a participação do personagem Bat Mirim. O nome do programa foi alterado para Batman/Tarzan Adventure Hour.

As aventuras mostram Tarzan envolvendo-se em aventuras espetaculares, ao lado seu amigo, o macaquinho Nikima e outros animais selvagens.

Em 2014, a Warner Bros. dos Estados Unidos lançou 1ª Temporada da animação em DVD, com dois discos e 16 episódios de 22 minutos. Agora, chegou a vez do Brasil receber este lançamento. A novidade chega pelo selo Vinyx Multimídia e conta com a dublagem original brasileira, gravada pela Herbert Richers. São quatro discos, com preço sugerido de R$ 49,90. O produto já está à venda em lojas como Saraiva.

DVD-tarzan-rei-das-selvasNo Brasil, Tarzan, o Rei da Selva começou a ser exibido no final dos anos 1970, pela saudosa TV Tupi, mas marcou época mesmo no SBT, na década seguinte. Foi exibido no programa do Bozo e na “Sessão Carrossel”. Após isso, o desenho apareceu esporadicamente até 1987, nas manhãs e tardes da emissora. Após as reprises do SBT, Tarzan, o Rei da Selva nunca mais foi exibido na tevê brasileira e se tornou uma raridade. Até que em 2007, o mesmo canal voltou a apresentar o desenho no programa “Sábado Animado”. A dublagem utilizada na maioria dos episódios foi a original, sendo que alguns tiveram que ser redublados.

Em dezembro de 2009, a Warner Home Video lançou no Brasil a coletânea em DVD “Matiné de Desenhos dos Anos 70 – Vol. 1″, que disponibilizou um episódio de Tarzan, o Rei da Selva, chamado “Tarzan e o Colosso de Zome”.

Tarzan, o Rei da Selva é a única série de tevê estrelada por Tarzan que seguiu praticamente todos os preceitos criados por Edgar Rice Burroughs, o criador do personagem.