Televisão: A Pantera Cor-de-Rosa estreia no Tooncast

Chegou a vez do canal Tooncast abrir espaço para a Pantera mais famosa do mundo. O Show da Pantera Cor-de-Rosa estreia em 2 de junho, indo ao ar de segunda à sexta, às 7h30 e reprise às 19h30.

tooncast-panteraDesde 17 de março de 2014, o canal TCM, que é do mesmo grupo do Tooncast, vem exibindo O Show da Pantera Cor-de-Rosa. A série será exibida pelos dois canais, mas em horários diferentes.

Com meia-hora de duração, o show também traz os episódios de O Inspetor e A Formiga e o Tamanduá.

A Pantera Cor-de-Rosa

A Pantera surgiu na abertura do filme do diretor Blake Edwards “A Pantera Cor-de-Rosa” (abril de 1964), com Peter Sellers. O título do filme se refere a uma joia e, para os créditos de abertura, foi criado um desenho animado pela dupla Friz Freleng e David DePatie, protagonizado por uma pantera de cor rosa como uma ilustração metafórica do diamante, roubado na trama. O sucesso dessa abertura (juntamente com o filme), fez com que a Pantera se transformasse num personagem autônomo no universo da animação, com a estreia acontecendo oito meses depois.

A particularidade é que a Pantera não fala e expressa-se com os outros personagens coadjuvantes apenas por pantomima, ou seja, arte ou ato de expressão por meio de gestos ou mímica. Porém, contraditoriamente, houveram alguns poucos episódios da série clássica em que a Pantera chegou a falar.

As histórias são sempre movidas pelo irresistível tema musical “jazzístico” do maestro Henry Mancini. Essa é a maior genialidade do desenho, pois sem diálogos entre os personagens, suas histórias contam com a força da ação, que sempre está bem caracterizada através do comportamento, da expressão gestual e da já citada sonoplastia eficiente.

O clássico traz aventuras de uma charmosa pantera (macho) em suas mais variadas situações. Ela incorpora vários personagens e muitas vezes, é ela mesma. É um personagem atemporal, pois pode aparecer no presente, passado ou futuro, chegando até a contracenar com importantes personagens da história mundial. Geralmente, suas aventuras giram em torno de conflitos e disputas com outros animais ou com um homem caricato, baixinho e narigudo, que não tem nome.

Roubam sua comida, não a deixam dormir ou mesmo a querem adotar como pai. Mas a Pantera também procura por grandes aventuras, como pilotar aviões, se alistar no exército etc. Tem ideias próprias como quando quis construir uma casa seguindo sua própria planta ou quando quis plantar flores rosadas. Outras vezes é ingênua, como quando ajudou um ladrão, num episódio sensacional. Sua auto-suficiência como personagem é tanta que protagonizou até mesmo episódios psicodélicos.

O Inspetor

A série animada O Inspetor foi criada a partir do enorme sucesso da Pantera Cor-de-Rosa e tem como personagem principal, um inspetor da polícia francesa, a Sureté, extremamente atrapalhado. É baseado no personagem Inspetor Clouseau, interpretado por Peter Sellers no filme “A Pantera Cor-de-Rosa”. O inspetor recebe as ordens do ríspido Comissário e é auxiliado pelo confuso Sargento Dudu, fã número 1 do inspetor e quem acaba resolvendo os casos.

A Formiga e o Tamanduá

Tal qual os desenhos de gato que caça o rato, esta série animada mostra as aventuras de um tamanduá azul que quer degustar uma espertalhona formiga vermelha chamada Charlie. Acontece que o tamanduá também é muito atrapalhado e se dá muito mal ao tentar conseguir concretizar o que manda sua cadeia alimentar.

O Tooncast oferece 24 horas de animação, reunindo produções originais dos estúdios Cartoon Network (como O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo e As Meninas Superpoderosas), além de personagens clássicos dos estúdios Hanna-Barbera, Warner Bros., Filmation, King Features e MGM (como Os Flinstones, Zé Colmeia, Popeye, Rocky & Bullwinkle e He-Man). Atualmente, está sendo disponibilizado pelas operadoras Oi TV, Nossa TV, Viamax, SCTV, ClaroTV, VivoTV (via satélite) e GVT.