Televisão: A Turma da Mônica garante canal Tooncast no Brasil

A Ancine – Agência Nacional do Cinema - divulgou sua decisão sobre o pedido de dispensa do canal Tooncast, quanto ao cumprimento de obrigações de carregamento de conteúdo audiovisual nacional, criado pela Lei 12.485/2011.

tooncast-ze-colmeiaO pedido, realizado pela empresa norte-americana Turner Broadcasting System, que é responsável pela programação e distribuição do canal Tooncast, foi indeferido pela agência e divulgado na semana passada.

Havia sido  solicitada a consideração de que o Tooncast veicula 100% de conteúdo animado clássico, sendo rara a disponibilidade de conteúdos brasileiros com este perfil. O canal conta apenas com um único sinal pan-regional, ou seja, todos os países latino-americanos recebem o mesmo sinal, sendo que, apenas a opção de áudio português/espanhol é selecionada pelas operadoras. A entrada de conteúdo nacional, segundo a Turner, teria um alto custo, pois obrigaria a programadora a fazer dublagens em espanhol e inglês das produções brasileiras.

Por fim, no processo inicial, a programadora declarou que, com a obrigação de veicular conteúdo brasileiro, “será inviabilizada a continuidade de distribuição do canal Tooncast para o Brasil”.

Turma da Mônica

Com o indeferimento, a fim de preservar disponibilidade para os assinantes brasileiros (que acabaram aumentando nos últimos meses), a Turner acabou programando desenhos da Turma da Mônica na grade do Tooncast, a partir de abril/2013. A solução é temporária e o canal ainda corre risco de sair do Brasil. Porém, em menor escala.

A Turma da Mônica será exibida no Tooncast às 17h30 e 5h30, inclusive, com áudio em espanhol, já que a série animada também já havia sido dublada naquele idioma, com o título de Mónica y su Pandilla.

Com isso, o Tooncast cumprirá a cota de programação nacional até que uma solução definitiva possa surgir.

tooncast-wally-gatorApesar de ainda estar fora de duas grandes operadoras (SKY e NET), a base de assinantes do canal aumentou nos últimos meses, com sua entrada na VivoTV, algo que foi levado em consideração pela Turner, que optou pela inserção de conteúdo brasileiro no canal.

A estreia do Tooncast foi em dezembro de 2008 para toda a América Latina e, atualmente, está disponível na Oi TV, Nossa TV, Viamax, SCTV, ClaroTV, GVT e  VivoTV (algumas praças).

Wally Gator

O desenho favorito do Tooncast em abril será Wally Gator, que será exibido de segunda a sexta, 15h e 3h.

Comentários

  1. Fabiano disse:

    O pior de tudo é que o canal é maravilhoso, e eu como assinante SKY fico muito triste por não ter este canal, e a mesma não toma atitude para colocar na sua grade.

    1. Ronald Lorenzzo disse:

      o pior é que é no minimo o melhor canal de desenhos pelo simples fato de…SÓ TER DESENHOS e o melhor…antigos e com graça :/

  2. karoll disse:

    Ainda bem q este canal nao vai sai do brasil
    pq amoo esse canal