Televisão: Boomerang pode voltar a exibir desenhos clássicos

“Tudo o que é bom, volta”.

boomerang-logoO antigo slogan do canal Boomerang nos anos 2000 pode ser honrado com uma possível volta dos desenhos clássicos na programação do canal.

A informação surgiu a partir de um comunicado à imprensa, distribuído nesta semana pela matriz da Turner Broadcasting System – empresa com sede nos EUA que gerencia canais pagos como Boomerang, Cartoon Network, Tooncast, TCM e muitos outros.

Em 2013, houve muita especulação sobre o destino do canal Boomerang, onde falou-se até no possível fim do canal para a América Latina. Mas, indo na contramão das especulações, a Turner informa que o canal será realinhado nos próximos meses em todas as suas 13 operações pelo mundo para ser dedicado à toda a família, deixando o segmento “teen” que adota atualmente.

Com isso,  a nova proposta do canal não vai focar apenas nas crianças e saudosistas mas, também, ser fonte de entretenimento para toda a família, exibindo desenhos clássicos e contemporâneos, onde pais e filhos possam assistir juntos.

Até o momento, a filial brasileira da Turner não tem informações sobre a mudança.

História

boomerang2

Logomarca da Era clássica do canal

Exibir apenas desenhos clássicos foi a premissa inicial do canal Boomerang, que entrou no ar em 2001. Eram exibidos, em sua maioria, desenhos dos estúdios Hanna-Barbera, produzidos nos anos 1960, 70 e 80. Com o passar dos anos, a programação começou a ceder espaço também para desenhos de outros estúdios, produzidos nos anos 1990 e 2000. A partir disto, iniciou-se um processo de descaracterização da sua premissa, culminando no relançamento do canal em abril de 2006. A partir daí, a programação passou a ser dedicada unicamente a jovens até 14 anos. A grade com 24 horas/dia exibiu séries em live-action, sitcoms, filmes e desenhos animados. Aos desenhos clássicos, foram reservadas as madrugadas e parte da hora do almoço, horários que foram extintos definitivamente em 1º de janeiro de 2008.

Tooncast

Uma grande dúvida é com relação ao futuro do canal Tooncast, que é do mesmo grupo e foi concebido para tentar tampar a lacuna deixada pelo Boomerang clássico. Após receber numerosas manifestações dos assinantes do Boomerang, os sites RetrôTV e TV Plus se uniram em meados de 2006 para executar uma campanha dirigida aos executivos da Turner Broadcasting System. No ar até março de 2008, a campanha sensibilizou a Turner, que acabou criando o Tooncast naquele mesmo ano. Tal fato foi confirmado por Barry Koch, presidente da Turner para a América Latina, em entrevista para a revista Monet.

O canal até hoje tem problemas de distribuição nas operadoras de TV paga brasileiras. A Sky e Net, por exemplo, não distribuem o canal. Atualmente, o Tooncast está disponível na Oi TV, Nossa TV, CTBC, ClaroTV, VivoTV e GVT.

Especula-se que com o reposicionamento do Boomerang, o Tooncast passe a contar com uma reformulação.

Desenhos clássicos no Boomerang reprisavam demais

A programação do Boomerang, em seus primeiros anos, foi marcada pelo excesso de reprises. Um mesmo personagem era exibido por três horas seguidas e reprisado depois de oito e 16 horas. Mesmo que esse período tenha caído para duas e uma hora nos anos seguintes, até mesmo os ávidos fãs dos personagens acabavam saturando e deixavam de assisti-lo. Tal fato, aliado a falta de rotatividade de horário e ao baixo índice de estreias, foi derrubando a audiência do canal. Nesta fase, o site RetrôTV não deixou em paz as gerências e assessoria do Boomerang. Estávamos sempre reclamando sobre a mesmice do canal, baseados não só em nossa opinião, mas também na do público do RetrôTV, que participou numerosamente de vários fóruns e enquetes sobre o canal. Nossa parte e a do público foi feita, mas pouco nos ouviram, apesar de serem sempre atenciosos.

Um Pouco de História

Tanto o Boomerang, como o Cartoon Network e o Tooncast são pertencentes à Turner Broadcasting System, que por sua vez, é ligada a AOL Time Warner Company. Assim, como todo o acervo da Hanna-Barbera é de propriedade da Turner, os três canais possuem direitos para exibirem qualquer desenho “HB”, além de muitos de outros estúdios.

Há mais de 20 anos, Ted Turner (proprietário da Turner) adquiriu uma empresa que, por sua vez, tinha anteriormente adquirido os direitos autorais da Hanna-Barbera. Assim, passou a ter material suficiente para montar um canal só de desenhos. Turner já detinha os direitos dos desenhos da Metro Goldwin Mayer (Tom e Jerry, Droopy etc), Popeye de Max Fleischer (Paramount), Looney Tunes (pré-1948), os desenhos dos estúdios Ruby-Spears, entre outros. Ruby e Spears foram dois animadores da Hanna-Barbera (entre outros, criaram Scooby-Doo) e que acabaram fundando sua própria empresa. Posteriormente, ela foi vendida para a mesma que havia adquirido a Hanna-Barbera.

Com todo o acervo de Turner, o Cartoon Network foi lançado na América Latina em 30 de abril de 1993. Fez grande sucesso no início apenas com desenhos do acervo clássico. Isso estimulou o canal a produzir desenhos como O Show do Space Ghost e Desenhos Incríveis, que depois viraram Cartoon Cartoons (Dexter, Johnny Bravo, Meninas Superpoderosas etc). Com a fusão da Turner com a Warner Bros., o Cartoon Network passou a contar também com todo o acervo Warner, que não é pequeno: além dos Looney Tunes pós-1948, vieram de contrapeso Tiny Toons, Pinky e o Cérebro, entre outros. Sem contar com o material do estúdio Film Roman (Gato Félix, Garfield) e uma safra enorme de desenhos japoneses, entre eles Pokémon.

Com isso, desenhos como Os Impossíveis, Os Super-Globetrotters, Os Mussarelas, Josie e as Gatinhas, Charlie Chan, Dom Pixote, Manda Chuva, Zé Colmeia, Polegar – Detetive Particular, Fantasminha Legal, Os Tremendões, Gatolândia (…) foram exibidos pelo canal, mas acabaram dando lugar às novas produções.

Todo esse enorme acervo parado deu condições para a criação de um novo canal, que entrou no ar em 2 de julho de 2001: o Boomerang, que infelizmente, no futuro, faria o mesmo que o Cartoon Network – eliminou os clássicos.

A sessão “Boomerang”, nasceu já há duas décadas, no início da TV por assinatura no Brasil. O canal TNT (também da Turner), exibia uma faixa diária de desenhos com o mesmo nome. O Cartoon Network, anos depois, também colocou no ar a sessão “Boomerang”.

Lista com todos os desenhos clássicos exibidos pelo Boomerang nos anos 2000

Hanna-Barbera
A Família Addams
A Família Dó-Ré-Mi 2200
A Feiticeira Faceira
A Formiga Atômica
A Lula Lelé
A Tartaruga Touché
A Turma da Gatolândia
A Turma do Zé Colméia
A Volta ao Mundo em 79 Dias
Arquivo Cãofidencial
Bacamarte e Chumbinho
Banana Splits Show
Bibo Pai & Bóbi Filho
Cachorro Quente
Carangos & Motocas
Coelho Ricochete & Blau-Blau
Coisa, O
Corrida Maluca
Devlin, o Motoqueiro
Dinamite, o Bionicão
Dino Boy
Dom Pixote
É o Lobo!
Família Drácula
Fantasminha Legal
Fantasmino, o Fantasma Galopante
Frankenstein Jr.
Galaxy Trio
Godzilla
Grande Polegar: Detetive Particular
Homem-Pássaro
Hong-Kong Fu
Jambo & Ruivão
Jeannie
João Grandão
Joca & Dingue-Lingue
Jonny Quest
Josie e As Gatinhas
Josie e as Gatinhas no Espaço
Laboratório Submarino
Leão da Montanha
Lippy & Hardy
Loopy Le Beau
Maguila, o Gorila
Manda-Chuva
Máquinas Voadoras
Matraca & Fofoquinha
Micro-Aventuras
Moby Dick
O Esquilo Sem Grilo
O Poderoso Mightor
O Urso do Cabelo Duro
O Xodó da Vovó
Olho-Vivo & Faro Fino
Os Apuros de Penélope Charmosa
Os Cavaleiros da Arábia
Os Flintstones
Os Herculóides
Os Ho-Ho-Límpicos
Os Impossíveis
Os Jetsons
Os Quatro Fantásticos
Os Trapalhões Espaciais
Os Três Mosqueteiros
Patinho Duque
Pepe Legal
Peter Potamus e Tico-Mico
Plic, Ploc & Chuvisco
Scooby-Doo, Cadê Você?
Shazzan
Space Ghost
Speed Buggy
Super-Tiras
Tom & Jerry
Tutubarão
O Vale dos Dinossauros
Wally Gator
Zé Bolha & Juca Bala
Zé Buscapé
Zé Colmeia
Zé Colmeia e a Corrida Espacial

Filmation
Flash Gordon
Sabrina, a Bruxinha Adolescente
The Archies
Bravestarr
Gordo Alberto e a Turma Cosby
G-Force
Os Caça Fantasmas

DePatie-Freleng
A Pantera-Cor-de-Rosa
Toro e Pancho
O Inspetor
Crane, a Cegonha Perna-Fina
Misterjaw

Estúdios Variados
Pernalonga e Patolino
Mr. Magoo
Popeye
Curtas Totally Tooned In
Tom e Jerry
Gasparzinho
Contos de Fadas Furados
O Gato Félix
Speed Racer
Kimba, o Leão Branco
Bicudo, o Lobisomem
O Recruta Zero
Capim Gordura
O Vira-Lata
O Urso Barney
A Raposa e o Corvo

Comentários

  1. NEWTON disse:

    Pelo amor de Deus !!! Clássicos já !!!

  2. Rossi Junior disse:

    Ótima notícia.

  3. Vanderlei disse:

    Vamos fazer uma campanha volta Boomerang,e que tenha muitos classicos.

  4. Gamarra disse:

    Ótimo..que venha os desenhos clássicos, eu vou adorar…
    Será que o canal voltar para SKY ?

  5. Jorge T disse:

    Ansioso pela volta! Espero que passem todos novamente!
    Aviso: pra quem não sabe, o tooncast está exibindo Papa-Léguas e Coyote e Ligeirinho (Pernalonga), e Zé Buscapé (hora hb).

  6. Lucas Rocha disse:

    Esperamos que os velhos e bons clássicos deem lugar à programação ruim exibida por Boomerang e TCM.

  7. Wesley disse:

    Resumo dos comentários:
    - desenhos clasicos voltem já,
    - “lixo da atualidade” vai embora logo,
    - TURNER assine com a NET e SKY.
    Ansioso pela volta e com uma melhor estruturação.

  8. Carlos disse:

    Adorei ler o artigo e aguardo com muita ansiedade e alegria a volta do Boomerang, desta vez, com uma programação mais dinâmica e não o marasmo que era e a chatice que está. Tenho certeza, que os executivos irão se sensibilizar a tornar o canal algo família e bom para todos! Mas como farão com a cota de produção nacional, obrigatória em todos os canais pagos?

  9. João disse:

    Espero ansiosamente pela volta do Boomerang desde que volte com os desenhos clássicos antigos ,pois desde que a programação mudou eu simplesmente parei de assistir o canal ,e com relação a produção nacional deveriam tirar de uma vez por todas

  10. jussara disse:

    não vejo a hora ,

  11. CARLOS ALBERTO disse:

    Estou ansioso pela volta da programação clássica do canal boomerang (TV retrô)pois o que é bom sempre volta. Meus filhos também merecem uma programação rica em qualidade de informação.
    Obrigado Boomerang!

  12. Valdir disse:

    Deveria voltar todos os desenhos clássicos inclusive o logotipo antigo do canal Boomerang pois aquilo que era bom e trazia ótimas recordações, e não essa programação que está agora que não tem nada a ver com o Boomerang.