Televisão: Canal Boomerang exibe versão rara de ‘Tom e Jerry’

O Novo Festival Tom e Jerry (The Tom and Jerry Show ou The New Tom and Jerry Show), é uma série de televisão animada produzida em 1975 para as manhãs de sábado da rede ABC, pela Hanna-Barbera Productions, em associação com a Metro-Goldwyn-Mayer Television. A série marcou a primeira vez da aparição de Tom e Jerry em desenhos animados produzidos exclusivamente para a televisão.

tom-jerry-1975O show original, com 30 minutos, também exibiu episódios de João Grandão e Rabugento. Ao todo, foram produzidos 16 programas, sendo que Tom e Jerry teve 48 segmentos.

O programa faz parte do acervo da empresa norte-americana Time Warner, que também é proprietária dos canais Boomerang, Tooncast, Cartoon Network, entre outros. Por isso, ao longo dos últimos anos, esta versão mais rara de Tom e Jerry pôde ser vista algumas vezes, mesmo que raramente. Mas agora, ela está podendo ser vista no canal pago Boomerang, diariamente, às 22h, com dublagem original do estúdio AIC.

O Novo Festival Tom e Jerry traz histórias da dupla de forma muito mais atenuadas, ao contrário das versões anteriores da MGM, com grandes doses de violência e ações tidas hoje como politicamente incorretas. A preocupação foi tanta nesta versão que Tom e Jerry, depois de anos de rivalidade, finalmente se tornaram os melhores amigos.

As histórias mostram competições esportivas, situações dentro do trabalho, investidas contra vilões covardes, resolução de mistérios e auxílio aos outros. Algumas das vezes, eles acabam sendo competitivo entre eles. O bravo cão Spike é um personagem frequente nas histórias.

No Brasil, esta versão de Tom e Jerry foi ao ar pela TV Globo e SBT.

Está previsto que a Warner Home Video lance O Novo Festival Tom e Jerry completo em DVD, nos EUA, em 12 de agosto de 2015.

Tom e Jerry

Tom e Jerry é uma das mais tradicionais séries animadas de todos os tempos. O desenho foi criado como curta-metragem em 1940, por William Hanna e Joseph Barbera, sob encomenda do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer. A produção foi de Fred Quimby. Sua exibição ocorreu nos cinemas, antes dos filmes da MGM.

As histórias mostram a rivalidade natural entre um gato doméstico (Tom) e um rato (Jerry), que vivem na mesma casa. Tom está sempre fracassando nas suas tentativas de capturar Jerry, visto a estupidez do gato e a genialidade do ratinho.

Com o grande sucesso, William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, quando a MGM Cartoon Studio foi fechada, causando o fim do desenho original. O último dos 114 episódios foi lançado em 1958 e a série ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes. Até hoje, novas séries de Tom e Jerry são produzidas.

Abaixo, assista à abertura e encerramento de O Novo Festival Tom e Jerry (dublado), atualmente em exibição no canal  Boomerang:

Veja o trecho de um episódio de O Novo Festival Tom e Jerry (dublado):