Televisão: Sky anuncia volta do canal Boomerang

O canal de desenhos Boomerang voltará a ser oferecido pela Sky. A operadora de TV por assinatura informou esta semana que, em 4 de novembro, vai estrear 14 canais em sua grade (13 em HD e 1 em SD) e que o Boomerang irá substituir o canal Glitz* no dia 15/11.

boomerang-na-skyO Boomerang deixou a Sky em março de 2013, ao ser trocado pelo TBS, canal voltado exclusivamente para a comédia. A decisão da Sky visou atender em parte à lei das cotas de programação nacional na TV paga, já que o TBS produz alguns programas feitos no Brasil.

Na época, a popularidade do Boomerang estava muito mais baixa que atualmente, visto que o canal está ganhando nova programação. Quando foi criado, em 2001, era um espaço voltado exclusivamente para animações clássicas. Eram exibidos, em sua maioria, desenhos dos estúdios Hanna-Barbera e MGM, produzidos nos anos 1960, 70 e 80. Com o passar dos anos, a programação começou a ceder espaço também para desenhos produzidos nos anos 1990 e 2000. A partir disto, iniciou-se um processo de descaracterização, culminando no relançamento do canal em abril de 2006. A programação passou a ser dedicada unicamente a jovens até 14 anos. A grade com 24 horas/dia exibiu séries em live-action, sitcoms, filmes e desenhos animados. Aos desenhos clássicos, foram reservadas as madrugadas e parte da hora do almoço, horários que foram extintos definitivamente em 1º de janeiro de 2008. O nome “Boomerang” foi mantido, mas não refletia mais a realidade da programação.

Para tentar compensar a lacuna deixada pelo Boomerang, criou-se o Tooncast, canal apenas com desenhos de arquivo da Time Warner, incluindo alguns clássicos da Hanna-Barbera. Atualmente, entre as grandes operadoras, a Sky é a única que não distribui o Tooncast.

Os canais Boomerang, TBS, Glitz* e Tooncast são distribuídos pela mesma empresa, a Turner Broadcasting System. Na Sky, o Boomerang estará no canal 94, a partir de 15 de novembro.

Outubro

Em março, o segmento exclusivo de “séries para teens” foi cancelado no Boomerang, visto que desde 1º de abril, a grade de programação passou a contar com diversos desenhos animados. Isso faz parte da estratégia de alteração do público alvo para abranger idades mais diversificadas. Com isso, alguns desenhos clássicos estão voltando ao canal, como Scooby-Doo, Cade Você?, Looney Tunes e Tom & Jerry. Também estão na programação as séries clássicas mexicanas Chaves e Chapolin.

Agora, o público conta com uma sessão de filmes, chamada de “Boomerang Movie”, apresentando, todos os dias (12h), longas-metragem de animação — clássicos ou recentes.

Abaixo, veja os horários dos desenhos e séries clássicas que estão na programação, bem como versões mais recentes de alguns destes desenhos:

10h00 – As Aventuras de Tom e Jerry
11h00 – Looney Tunes
13h30 – Looney Tunes
15h00 – Chaves
15h30 – Chapolin
18h30 – A Turma da Pantera Cor de Rosa
22h00 – Looney Tunes
23h00 – Tom e Jerry
00h00 – Chaves
00h30 – Chapolin
01h00 – Tom e Jerry (Clássico)
02h00 – Scooby-Doo, Cadê Você?
03h00 – Chaves
03h30 – Chapolin
04h00 – Tom e Jerry (Clássico)
05h00 – Scooby-Doo, Cadê Você?

Ainda em outubro, destaque para alguns longas clássicos (ou de franquia clássica) no “Boomerang Movie”:

Dias 01, 07, 15 e 18 – “Scooby-Doo e o Abominável Homem das Neves”
Dias 02 e 20 – “Os Jetsons: O Filme”
Dia 06 e 22 – “Patolino: A Ilha Fantástica”
Dia 08 e 23 – “Tom e Jerry: O Anel Mágico”
Dia 26 – “Tom e Jerry Rumo a Marte”
Dia 30 – “Scooby-Doo! Spooky Games”

Boomerang será relançado globalmente com conteúdo original e local

A Turner Broadcasting anunciou oficialmente na terça-feira (14/10/14), que sua segunda principal marca infantil, o canal Boomerang, será relançado globalmente como um canal de animação, reposicionado para as abrigar a audiência de crianças juntamente com suas famílias, com programas contemporâneos, assim como produções regionais e locais.

Com uma nova identidade visual e aparência renovada, o novo Boomerang oferecerá, pela primeira vez, conteúdo original e exclusivo por meio de seus 13 sinais internacionais. A programação terá, em parte, como alicerce a biblioteca de animações com conteúdos da Warner Bros., Hanna-Barbera, Cartoon Network e MGM Studios, juntamente com uma coletânea de novas séries, produzidas por estúdios de diversas partes do mundo.

Como anunciado previamente este ano, o Boomerang também será oferecido oficialmente com parte da carteira de vendas de publicidade e oportunidades promocionais nos EUA. O lançamento oficial começou na América Latina em 28 de setembro e prosseguirá com a Austrália, em 3 de novembro, e demais territórios em 2015.

O canal também contará com plataformas digitais e móveis, que oferecem atividades, jogos e conteúdo.