Televisão: Thunderbirds deve ganhar novos episódios

Após ser adaptada para o cinema em 2004, sob a direção de Jonathan Frakes, Thunderbirds, a famosa série de marionetes produzida por Gerry Anderson, vai retornar à televisão. É o que revelou há poucos dias o próprio Anderson, em entrevista ao programa “The One Show” do canal britânico BBC.

Anderson: criador e criatura

Segundo ele, hoje com 81 anos, novos episódios da série estão em desenvolvimento pelo canal inglês ITV, detentor dos direitos autorais da série. A produção ficará a cargo do próprio Anderson, que em 2009, declarou publicamente sua luta para reaver os direitos da série. Com a produção da nova série, é provável que as partes chegaram a um acordo.

Ainda não se sabe se a técnica que será empregada na nova série utilizará atores, animação CGI ou mesmo uma atualização da tecnologia dos bonecos, que ficou conhecida por Supermarionation. É fato que em sua última tentativa de resgatar a série, Anderson afirmou que seu intuito era de produzir uma versão animada com a tecnologia CGI.

A série Thunderbirds já contou com outros dois remakes (2005 e 2008). Foi produzida entre 1965/66, na Inglaterra, com 32 episódios. Idealizada por Gerry e Sylvia Anderson, a série, situada no Século XXI, mostra os trabalhos de um grupo chamado Resgate Internacional, organização criada para ajudar as pessoas que estão correndo grandes perigos, provocados pela natureza ou pelo homem. Comandado pelo ex-astronauta Jeff Tracy, o grupo se utiliza de equipamentos, máquinas e naves tecnicamente avançadas para a época. Os demais membros do Resgate Internacional são os cinco filhos de Jeff Tracy — Scott, Virgil, Alan, Gordon e John –, além de Kyrano, sua filha Tin-Tin, o engenheiro Crânio, a agente Lady Penélope e seu mordomo Parker. Uma das últimas exibições de Thunderbirds no Brasil foi na década de 1990, pelo SBT. Além disso, dois filmes de longa-metragem foram lançados em DVD.

Selo

Selo comemorativo

Em dezembro, a empresa de correios do Reino Unido fez uma homenagem às produções de Gerry Anderson, com o lançamento de uma coleção de selos com imagens das séries Thunderbirds, Stingray, Joe 90, Supercarro, Fireball XL5 e Capitão Escarlate. A edição é limitada. Clique aqui para ver outras imagens.