Televisão: Tom e Jerry clássico volta ao Cartoon Network

Além de exibir o novo desenho animado “O Show de Tom & Jerry”, o Cartoon Network está trazendo de volta em sua programação a série clássica de Tom e Jerry.

A reestreia acontece nesta segunda-feira (05/05), às 7h, dentro do bloco “Tooncast All Stars”, que vai ao ar de segunda a sábado.

Cena de "Puss Get the Boot", primeiro curta de Tom e Jerry

Cena de “Puss Get the Boot”, primeiro curta de Tom e Jerry

Tom e Jerry é uma das mais tradicionais séries animadas de todos os tempos. O desenho foi criado como curta-metragem em 1940, por William Hanna e Joseph Barbera, sob encomenda do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer. Sua exibição ocorreu nos cinemas, antes dos filmes da MGM.

As histórias mostram a rivalidade natural entre um gato doméstico (Tom) e um rato (Jerry), que vivem na mesma casa. Tom está sempre fracassando nas suas tentativas de capturar Jerry, visto a estupidez do gato e a genialidade do ratinho.

Com o grande sucesso, William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, quando a MGM Cartoon Studio foi fechada, causando o fim do desenho original. O último dos 114 episódios foi lançado em 1958 e a série ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes. Até hoje, novas séries de Tom e Jerry são produzidas.

Nesta segunda-feira, serão exibidos quatro episódios, sendo que um deles é o primeiríssimo “Puss Get the Boots” (foto). Neste curta, a dupla protagonista chamou-se Jasper e Jinx. Jasper (Tom) é ameaçado de ser expulso de casa se quebrar algo e Jerry faz o possível para que isso aconteça. Também será exibido nesta segunda, um episódio clássico da era “Chuck Jones” do desenho, produzida entre 1963/67. O lote de exibição também conta com episódios produzidos por Gene Deitch (1960/1962).

O Cartoon Network é um canal pago especializado em desenhos animados. Suas transmissões no início dos anos 1990 ficaram marcadas pela grande variedade de desenhos clássicos que eram exibidos. O próprio Tom e Jerry foi exibido por muitos anos no canal, dando uma pausa há cerca de dois anos atrás.

Lembrando que agora, o Cartoon Network também disponibiliza uma versão em alta definição (HD) de seu sinal, que, aliás, está na Net e acaba de entrar na Sky.