Televisão: Tooncast entra na NET e acaba com fama de ‘encalhado’

Acabou a espera!

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o canal Tooncast chega ao line-up da NET, a maior operadora de TV por assinatura do país. Por sua vez,  o Tooncast é o canal mais requisitado entre os assinantes canal de TV por assinatura nos últimos anos.

tooncast-net-estreiaA partir de hoje, os assinantes do pacote Top HD poderão assistir a diversos desenhos animados de arquivo pelo canal 110. Apesar de estar disponível apenas no pacote Net Top HD, o Tooncast é transmitido em SD (Standard Definition), como em todas as outras operadoras. Os assinantes dos pacotes mais antigos, que contam com o canal Glitz em sua programação, também terão direito a assistir ao Tooncast.

O acordo entre a programadora Turner Broadcasting System e a NET prevê também a expansão do conteúdo do canal Tooncast dentro do NOW, o serviço de vídeo sob-demanda da operadora. Há alguns meses, o assinante NET já vinha podendo assistir alguns títulos do Tooncast dentro do menu “Cartoon Network” do Now.

O Tooncast é um canal especializado em exibir desenhos do arquivo da empresa americana Time Warner, que conta com o acervo dos estúdios Warner Bros., MGM, Hanna-Barbera e Cartoon Network. A Time Warner tem seu foco voltado para a produção cinematográfica, televisiva e literária. Fazem parte do mesmo grupo, os canais Cartoon Network, TCM, Boomerang, TNT, CNN, Space e muitos outros. Os desenhos são empacotados de maneira atual para atrair fãs de todas as idades.

Veja o vídeo promocional da entrada do Tooncast na NET:

Atualmente, são exibidos os seguintes clássicos no Tooncast: A Pantera Cor-de-Rosa, O Inspetor, A Formiga e o Tamanduá, Pernalonga e Seus Amigos, Popeye (anos 1930/40), Scooby-Doo, Manda-Chuva, Os Flintstones, Os Jetsons, A Formiga Atômica, Zé Buscapé, O Xodó da Vovó, Os Apuros de Penélope, Dick Vigarista e Muttley, Zé Colmeia, Homem-Pássaro e Galaxy TrioBibo Pai e Bobi Filho, Josie e as Gatinhas e Pepe Legal

Do acervo mais recente, o canal exibe O Laboratório de Dexter, A Vaca e o Frango, Mutante Rex, Sábados Secretos, Meu Amigo da Escola é um Macaco, Johnny Bravo, Coragem – o Cão Covarde e As Meninas Superpoderosas, além de Garfield e Seus Amigos, Pokémon e Dragon Ball.

Clique aqui para ver a grade do mês

História

O Tooncast foi lançado em 1º de dezembro de 2008, com a finalidade de suprir o público que assistia ao canal Boomerang, do mesmo grupo, que transmitia desenhos antigos do acervo da Time Warner. Em 2006, o Boomerang mudou totalmente sua programação, a fim de concorrer com o Disney Channel.

Mas, o Tooncast enfrentou grande dificuldade de distribuição. As maiores operadoras de TV paga demoraram anos para contratar o canal.  Nos bastidores da TV paga, comentava-se que as operadoras não gostaram da mudança do gênero do Boomerang e se viram “obrigadas” a ter que contratar mais um canal para os fãs de desenhos antigos.

Agora, com a entrada na NET, entre as grandes operadoras, apenas a Sky não disponibiliza o Tooncast.

No Brasil, o canal está disponível nas operadoras Claro TV, Oi TV, Nossa TV, Viamax, Vivo TV, GVT e outras operadoras regionais a cabo.

Campanhas

Com o fim do “Boomerang clássico”, após receber numerosas manifestações dos assinantes fãs de desenhos clássicos, os sites RetrôTV e TV Plus se uniram em meados de 2006 para executar uma campanha dirigida aos executivos da Turner Broadcasting System. No ar até março de 2008, a campanha sensibilizou a Turner, que acabou criando o Tooncast naquele mesmo ano. Tal fato foi confirmado por Barry Koch, presidente da Turner para a América Latina, em entrevista para a revista Monet.

Depois, em 2011, foi a vez do RetrôTV participar de outra campanha. Desta vez, para que as grandes operadoras de TV por assinatura incluíssem o canal.

Agora, o próximo passo é reivindicar que o acervo e rotatividade do canal sejam melhor explorados. Mas isso é outro assunto.

Boomerang

O canal está realizando alterações gradativas em sua programação, a fim de reposicioná-lo e deixar de ser um canal apenas para jovens adolescentes. O Boomerang quer se tornar um canal com conteúdos para toda a família, incluindo a exibição de desenhos clássicos, gênero de programação para qual o canal foi criado em 2001.

Em março, o segmento exclusivo de “séries para teens” foi cancelado, visto que desde 1º de abril, a grade de programação passou a contar com diversos desenhos animados.

A nova proposta do canal não vai focar apenas nas crianças e saudosistas mas, também, ser fonte de entretenimento para toda a família, exibindo desenhos clássicos e contemporâneos, onde pais e filhos possam assistir juntos, algo que já é praticado pelo canal Tooncast, do mesmo grupo.

Especula-se que até o final do ano, o Boomerang voltará a exibir uma faixa com desenhos clássicos, agradando a crianças e adultos.

Já é possível assistir, no Boomerang, os Looney Tunes (diariamente, 6h e 14h)Chaves e Chapolin (diariamente, às 14h e à 0h).