Vida Real: Ator David Cassidy Processa Sony Pictures

No início dos anos 1970, estreava a série musical A Família Dó Re Mi (The Partridge Family), que se tornou um grande sucesso da televisão americana. No enredo eram contadas histórias de uma mãe viúva e seus cinco filhos que embarcam em uma carreira musical. O maior destaque da série foi o ator e cantor David Cassidy, de 20 anos de idade.

O ator David Cassidy

A ideia dos estúdios Screem Gems, responsáveis pela série, era de transformar Cassidy em um ídolo adolescente, levando A Família Dó-Ré-Mi ao nível da série Os Monkees. Desta forma, além das gravações de episódios, estavam previstos shows, gravações de discos e apresentações em programas de tevê.

Após a primeira temporada de sucesso absoluto, devido a exigências do ator, seu salário subiu de 600 para 4 mil dólares por episódio, mais uma porcentagem nos lucros da série e de produtos agregados. Mas Cassidy afirma que teria recebido até agora parte do valor das vendas de produtos agregados, algo em torno de 5 mil dólares.

Ainda segundo ele, o contrato previa o pagamento de 15% das vendas de produtos com sua imagem, voz, nome ou referências à sua pessoa; e 7,5% por produtos em que aparecesse em grupo.

Hoje, mais de 40 anos após a estreia da série na tevê americana, Cassidy já tem 61anos, cansou-se de justificativas infundadas e entrou com um processo na Suprema Corte de Los Angeles contra o conglomerado da Sony Pictures Television, atual proprietário da Screen Gems.

familia-do-re-mi

A Família Dó-Ré-Mi

Com quatro temporadas, estima-se que A Família Dó-Ré-Mi (1970/74) tenha rendido cerca de 500 milhões de dólares em produtos que incluem jogos, revistas, instrumentos musicais de brinquedo, lancheiras, toalhas, lençóis, almofadas e até notas falsas de dólares com o rosto de David. Alguns produtos continuam a ser lançados até hoje.

Em maio, seus advogados solicitaram um levantamento completo dos lucros obtidos com a série, junto ao Departamento Jurídico do estúdio. Mas, segundo o ator, a Sony não conseguiu localizar tais documentos e alegou que, como o contrato expirou, se negaria a dar continuidade ao caso.

Cassidy declarou que só abriu agora um processo contra o estúdio porque ele finalmente teria localizado uma cópia de seu contrato.

Comentários

  1. zuleide disse:

    obrigada por ter um local finalmente para sabermos mais sobre classicos como seriados musicais