Vida Real: Confirmada a morte do ator Don Matheson, de ‘Terra de Gigantes’

Foi confirmada pelos principais veículos de comunicação americanos a morte do ator Don Matheson, conhecido por ter interpretado o personagem Mark Wilson na série Terra de Gigantes. Ele morreu no dia 29 de junho, em sua casa em Los Angeles, vítima de um câncer no pulmão, diagnosticado há 10 meses. O ator estava com 84 anos de idade.

don-mathesonA notícia foi divulgada inicialmente no Facebook, pelo ator Stefan Arngrim — colega de elenco de Matheson em Terra de Gigantes. Mas, a grande imprensa americana demorou quase uma semana para confirmar e repercutir a notícia.

Don Matheson

O ator iniciou sua carreira artística fazendo comerciais e pequenas participações em episódios de séries, como Alfred Hitchcock Apresenta, Perdidos no Espaço, Viagem ao Fundo do Mar. Em “Perdidos”, participou de dois episódios, sendo um deles o popular “A Revolta dos Androides”, onde interpretou IDAK Alpha 12, um ciborgue prateado cujo traje era muito parecido com o de Superman.

Até que, em 1968, foi selecionado pelo produtor Irwin Allen para interpretar o engenheiro Mark Wilson na série Terra de Gigantes.

Matheson foi casado com a atriz Maxine Arnold entre 1964/69. No ano seguinte, casou-se com Deanna Lund, a atriz que fez a personagem Valerie na série Terra de Gigantes. Tiveram uma filha, a atriz e escritora Michelle Matheson. Se divorciaram no final da década, mas a amizade prevaleceu.

Após o fim de Terra de Gigantes, em 1970, Matheson passou a fazer participações especiais e diversas séries, entre elas, Emergência, A Família Walton, Oito é Demais, Assassinato por Escrito, Chumbo Grosso, Magnum, Dinastia e 7th Heaven (esta em 1999).

Com a redução de convites, suas participações foram reduzindo, algo que levou Matheson a se afastar da carreira de ator.

Ultimamente, já aposentado, Matheson participava de convenções onde se reunia com os demais atores de Terra de Gigantes.

Na série, Don Matheson interpretou Marc, um esquentado e antipático empresário. Ele se tornou um dos “pequeninos” da série, que conta a história de uma nave que precisa fazer um pouso de emergência durante uma viagem para Londres e vai parar num planeta habitado por humanos gigantes. A série, produzida entre 1968/70, se passa no futuro, ano de 1983.