Vida Real: Grace Lee Whitney, atriz de Jornada nas Estrelas, morre aos 85 anos

Grace Lee Whitney, que interpretou Yeoman Janice Rand na série clássica Jornada nas Estrelas, morreu na última sexta-feira, 1/5. Ela tinha 85 anos. O filho da atriz, Jonathan Dweck, disse que ela morreu de causas naturais, em sua casa na Califórnia, Estados Unidos.

grace-lee-whitneyWhitney interpretou a assistente do Capitão Kirk por oito episódios na série original de 1966. Quando a série virou filme, em 1979, ela voltou como suboficial da nave. A última aparição dela na saga foi em 1991 no filme “Strar Trek VI: A Terra desconhecida”.

William Shatner, que interpretou o chefe de Whitney, escreveu em seu Twitter: “Condolências à família de Grace. Ela estava sempre sorrindo quando nossos caminhos cruzavam”.

A atriz sempre participava de convenções de Jornada nas Estrelas (Star Trek). “Ela se tornou grata pelo pouco tempo que passou em Star Trek porque ela desenvolveu uma relação fiel com os fãs da série, com Leonard Nimoy e outras pessoas do elenco”, disse o filho. Em 1998, ela lançou uma autobiografia, “The Longest Trek: My Tour of the Galaxy”.

No entanto, ele afirma que ela gostava de ser lembrada como uma sobrevivente do vício. Whitney, uma alcoólatra em recuperação, passou 35 anos de sua vida ajudando a outras pessoas a superar o problema do vício. “Grace viveu 35 anos de sobriedade graças as suas constantes relações com as pessoas e Deus”, afirmou o filho.

Há pouco mais de dois meses, morreu aos 83 anos o ator Leonard Nimoy, que estrelou a série Jornada nas Estrelas no papel de Sr. Spock.

Os atores Leonard Nimoy e Grace Lee

Os atores Leonard Nimoy e Grace Lee Whitney