Vida Real: Morre o dublador Ionei Silva

O radialista e dublador Ionei Silva morreu, aos 71 anos de idade,  nesta segunda-feira (22/7).

ionei-silva2Silva estava internado há uma uma semana na cidade de Uberlândia/MG, de onde era natural. O dublador havia feito uma cirurgia na vesícula há três semanas, mas morreu após complicações provocadas por uma inflamação.

Ionei iniciou a carreira na Rádio Difusora de Uberlândia na década de 1950 e, depois de pouco mais de 10 anos, foi trabalhar como dublador de desenhos animados em São Paulo e Rio de Janeiro.

Trabalhou em estúdios como a Herbert Richers, Pery Filmes e Delart. Foi o primeiro diretor de dublagem com carteira assinada do Brasil.

Característico por sua voz anasalada, o comunicador dublou diversos personagens de desenhos, filmes, seriados e até novelas. Entre os principais trabalhos estão a dublagem oficial do Mestre dos Magos, do desenho Caverna do Dragão, e do Tutubarão, clássico dos estúdios Hanna-Barbera.

Dublou Tony Baretta (Baretta); Hideki Go (O Regresso de Ultraman), o mordomo Duarte (desenho Riquinho), Professor Tobishima (O Pirata do Espaço); Silva (Fantasminha Legal); Larry Fine (desenho Robobos); motoca Avesso (Carangos e Motocas); Tico-Mico (Peter Potamus); Todd Devlin (Devlin, o Motoqueiro); Tamanduá (1ª dublagem de A Formiga e o Tamanduá); Enos Strate (série Os Gatões); Beto (versão original de Vila Sésamo), entre outros

“Vivi tudo o que quis, trabalhei muito com amor, mas já foi. Não me arrependo de nada, mas não vivo de saudosismo”, disse Ionei Silva em entrevista ao jornal  Correio de Uberlândia em novembro de 2009.

Ionei estava aposentado da profissão de dublador há alguns anos.

Leia entrevista para o site Henshin.

Share

Compartilhe

6 thoughts on “Vida Real: Morre o dublador Ionei Silva

  1. Jailson

    É com muita tristeza que recebo essa notícia…
    Todas essas dublagens feita pelo Ionei foram muito marcante na minha querida infância.”Vá com Deus,Ionei”

    Reply
  2. MARCELO

    UMA PENA, CONHEÇO O TRABALHO DO IONEI DESDE DA AIC. ELE DUBLOU O MEU HEROI PREFERIDO O HIDEKI GOH, ALIAS APESAR DE APOSENTADO FOI CONVIDADO E DUBLOU O GOH NOVAMENTE NOS FILMES ULTRAMAN MEBIUS & ULTRA BROTHRES ( 2006 ) E 8 ULTRA BROTRHES ( 2008 ), JUNTO COM O AFONSO CELSO QUE DUBLOU NOVAMENTE O ULTRASEVEN NESSSES FILMES. VÁ COM DEUS.

    Reply
  3. anselmo luiz

    mas um dublador nos deixou mas sua voz para quem admira as dublagens antigas como eu, ele Ionei Silva ( O Eterno Hideki Goh ) sua voz ficara eternamente em minha mente,Adeus e Descanse em Paz.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *