Vida Real: Morre um dos criadores da série ‘Batman’

O roteirista e dramaturgo Lorenzo Semple Jr., um dos criadores da série dos anos 1960 Batman, morreu nesta sexta-feira, de causas naturais, em sua casa em Los Angeles. Ele havia completado 91 anos apenas um dia antes.

lorenzo-semple-jrSemple começou sua carreira de autor escrevendo contos em revistas como The Saturday Evening Post e Collier’s Weekly a partir de 1951. Ele vivia na Espanha em 1965, juntamente com a esposa e três filhos, quando foi convidado pelo produtor William Dozier a desenvolver um roteiro para o episódio-piloto da série de tevê Batman, estrelada por Adam West. Devido a distância, o roteiro foi escrito e enviado por correio para ser produzido. Quando a 1ª Temporada foi encomendada pela rede ABC, Semple voltou a morar nos EUA.

O roteirista escreveu os quatro episódios iniciais de Batman, que definiram o estilo da série, além do roteiro do filme “Batman – O Homem Morcego” (1966), além de servir como consultor nos roteiros – o que permitiu que ele imprimisse sua marca ao longo da primeira temporada.

Ao longo de sua carreira, Semple escreveu roteiros para as séries A Lei de Burke, Ratos do Deserto, O Besouro Verde, Breaking Point, entre outras. Anos depois, Semple trabalhou nas séries Mad About You, Suddenly Susan e Arrested Development.

No cinema, é de sua autoria o roteiro do filme remake “King Kong” (1976). Semple foi co-escritor dos roteiros de “Papillon” (1973), “Três Dias do Condor” (1975), “Flash Gordon” (1980), “007 Nunca Mais Outra Vez” (1983) e “Sheena – A Rainha das Selvas” (1983).

Comentários

  1. Ronaldo H M da Silva disse:

    Batman dos anos 60 foi um dos meus primeiros seriados de heróis que assisti. Adoro até hoje, e tento acompanhar os personagens pela mídia. Uma criação dessa só podia nascer de gênios como Lorenzo Semple Jr. e vários outros que contribuiram para a criação e produção de obras primas como Batman.