Vida Real: Sol Saks, criador de ‘A Feiticeira’, morre aos 100 anos

O criador da série A Feiticeira faleceu aos cem anos de idade no último dia 16 de abril.

Sol Sacks

Nascido em 1910, em Nova Iorque, Saks foi criado em Chicago. Formado em jornalismo, trabalhou no rádio como repórter e escritor de séries radiofônicas. Já em 1957, Saks escreveu roteiros para sua primeira série de tevê, chamada Mr. Adams and Eve, estrelada por Howard Duff e Ida Lupino.

Após passar por alguns teleteatros, Saks começou a trabalhar na série A Feiticeira, onde escreveu apenas o episódio-piloto, que apresentava os personagens e conceituava a série. Saks criou A Feiticeira inspirado nos filmes “Casei-me com uma Feiticeira” (I Married a Witch, 1942) e “Sortilégio de Amor” (Bell, Book and Candle”, 1958).

Depois da produção do episódio-piloto de A Feiticeira, Saks afastou-se da série e se tornou consultor de roteiros para a rede CBS. Ministrou aulas em duas universidades, escreveu artigos para jornais e revistas, além de peças de teatro. Chegou a escrever um roteiro para cinema, no filme “Devagar, Não Corra” (Walk, Don’t Run, 1966), que foi o último filme do ator Cary Grant.

Em 1985, Saks chegou a publicar o livro “Funny Business: The Craft of Comedy Writing“, onde falou sobre sua carreira e deu dicas de como escrever roteiros para sitcoms (comédias de situação).

Saks morreu de insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Teve dois casamentos e dois filhos.

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *