Barnaby Jones

Veja a abertura da série Barnaby Jones, com a narração brasileira gravada nos estúdios Herbert Richers:

Barnaby Jones (1973/80) é uma série apresentada na rede CBS dos EUA, com um total de 178 capítulos em oito temporadas. Mostra os trabalhos de um detetive particular de Los Angeles (EUA), que tem sua nora como parceira de investigações.

Clique para ampliarNa trama, depois de Barnaby Jones (Buddy Ebsen) ter trabalhado muitos anos como detetive particular, se aposentou e deixou o escritório para seu filho Hal. Mas, Hal foi assassinado ao investigar um caso e Barnaby deixou a aposentadoria para encontrar o assassino. Sua nora Betty Jones (Lee Meriwether) o ajuda a solucionar o caso. Os dois acabaram gostando de trabalhar juntos e resolveram continuar com a agência de detetives.Barnaby é perito forense em química, psicologia clínica, medicina, toxicologia e criminologia. Fez muitos cursos em faculdades e trabalhou como um investigador particular em sua própria agência. Após a aposentadoria, foi criar cavalos em sua fazenda e deixou a agência com seu filho Hal. Porém, Hal acabou sendo assassinado e o próprio Barnaby Jones começou a investigar o caso, juntamente com sua nora Betty, que se tornou sua assistente e secretária.

As pistas são analisadas e possíveis pedaços de evidências avaliados com precisão em uma sala especial de seu escritório. Barnaby não usa capa como a maioria dos detetives, a menos que chova. Não faz trabalho sujo e nem bate nos criminosos. Ele é um profissional de fundo científico, com muitos anos de experiência e… gosta muito de tomar leite!

Na 3ª Temporada, o personagem J.R., filho de um primo de Barnaby, uniu-se ao elenco. Ele tinha vindo tentar resolver o assassinato de seu pai, mas acabou ficando para ajudar Barnaby e Betty . Com o passar do tempo, Ebsen que já tinha uma idade bastante avançada, passou a expressar a vontade de trabalhar menos. Com isso, os personagens de Betty e Shera ficaram mais proeminentes, permitindo que Ebsen trabalhasse menos. Assim foi durante as últimas duas temporadas.

A série surgiu pelo fato de que o ator Buddy Ebsen fazia um papel como convidado na 3ª Temporada da série Cannon, também de investigação e protagonizada por Frank Cannon (William Conrad). Com a boa aceitação, pensou-se em, primeiramente, fazer um spin-off de Cannon. Mas, a CBS decidiu mesmo criar um novo seriado chamado Barnaby Jones, onde o ator William Conrad apareceria somente no primeiro episódio, como convidado especial.

No Brasil, Barnaby Jones foi apresentado pela TV Bandeirantes nos anos 1970 e pela TV Record na década seguinte.