O Homem-de-Ferro

Abaixo, assista ao trecho de um episódio de O Homem-de-Ferro, com a dublagem original do estúdio RioSom.

Os Super-Heróis Marvel é uma série de desenhos animados produzida em 1966, pelo estúdio Grantray-Lawrence Animation, do Canadá, baseada em quadrinhos e personagens da Marvel Comics.

Os desenhos não têm muitos movimentos, devido ao processo limitado de animação chamado xerografia, que dá movimento a imagens estáticas, no caso, de revistas em quadrinhos.

Mas, esta produção foi a grande ferramenta que lançou ao mundo as histórias do criador Stan Lee e os desenhos clássicos de Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck.

videos-homem-de-ferroA série contou 65 episódios de 30 minutos cada. Estrelavam cinco super-heróis, com 13 histórias cada: Capitão AméricaNamorO Homem de FerroO Poderoso Thor e O Incrível Hulk, planejados para serem exibidos um em cada dia da semana. As aventuras de cada um dos heróis tinha três segmentos, que duravam cerca de 7 minutos (foram ao todo 195 segmentos).

Anthony Stark, filho do industrial Howard Stark, já dava demonstração de seu gênio inventivo desde criança. Ao completar 21 anos, herdou os negócios do pai e em poucos anos ergueu o complexo industrial Stark Enterprises, cuja principal produção era armamentos e munição para o governo americano.

Enviado ao Vietnã para supervisionar o teste de uma de suas armas, Stark acionou sem querer uma bomba oculta e teve um fragmento do explosivo alojado em seu peito. No prazo de uma semana, o fragmento chegaria até o coração e o mataria.

Aprisionado por um líder vietcongue chamado Wong Chu, Stark recebeu uma proposta: se construísse uma poderosa arma para os vietcongues, eles o operariam e salvariam sua vida. Tony concordou, esperando ganhar tempo. Colocado em um pequeno laboratório com o renomado físico oriental, professor Ho Yinsen, o jovem industrial desenhou e construiu, com seu auxílio, uma armadura de ferro transistorizada, equipada com diversas armas. Também possuía um tipo de marca-passo para que o coração de Stark continuasse funcionando mesmo depois de lesado pelo estilhaço da bomba.

Sentindo algo errado no laboratório, o tirano Wong Chu foi investigar e, percebendo a aproximação do líder vietcongue, o professor Yinsen sacrificou sua própria vida para dar a Stark o tempo extra necessário para carregar totalmente os circuitos da armadura. Já na forma do Homem de Ferro, Tony vingou a morte do cientista e afugentou as tropas de guerrilheiros.

Ao voltar para sua cidade, o milionário industrial, considerado um dos homens mais inteligentes do mundo, desenvolveu novas versões de sua armadura e adotou as cores vermelho e dourado como padrão da armadura. Criou um verdadeiro império em suas indústrias e fez o mundo pensar que o Homem de Ferro era seu guarda-costas particular.

Agora, Tony Stark é um humano que depende da tecnologia para se manter vivo, devido aos problemas cardíacos. Sua invencível armadura o permite voar, lançar foguetes, mísseis e soltar raios laser. Entre os inimigos do Vingador destacam-se o Mandarim, Dr. Destino, o Toupeira, Dínamo Escarlate, o dragão milenar Fin Fang Foom, IMA e HIDRA.

Happy Hogan é chefe da segurança das Indústrias Stark, grande amigo do Homem de Ferro e um dos poucos que sabem de sua identidade secreta.

Comentários

  1. Jose Dias disse:

    Fantastico!!!!!