O Incrível Hulk

Abaixo, assista a um episódio da série animada O Incrível Hulk, disponibilizado com a dublagem original do estúdio Rio Som.

Tema de Abertura

Pobre Bruce Banner
Por liso cano entrou
Exposto a raios gama
No feio Hulk virou
Verde o monstro
É incompreendido
Grosso, massa
Luta por ser querido
Na fossa vive o Hulk!

Os Super-Heróis Marvel é uma série de desenhos animados produzida em 1966, pelo estúdio Grantray-Lawrence Animation, do Canadá, baseada em quadrinhos e personagens da Marvel Comics.

Os desenhos não têm muitos movimentos, devido ao processo limitado de animação chamado xerografia, que dá movimento a imagens estáticas, no caso, de revistas em quadrinhos.

Mas, esta produção foi a grande ferramenta que lançou ao mundo as histórias do criador Stan Lee e os desenhos clássicos de Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck.

A série Os Super-Heróis Marvel contou 65 episódios de 30 minutos cada. Estrelam cinco super-heróis, com 13 histórias cada: Capitão AméricaNamorO Homem de FerroO Poderoso Thor e O Incrível Hulk, planejados para serem exibidos um em cada dia da semana. As aventuras de cada herói tem três segmentos, que dura cerca de 7 minutos (foram ao todo 195 segmentos).

videos-incrivel-hulkBrilhante físico nuclear, o Dr. Robert Bruce Banner foi um dos cientistas mais promissores do exército. Trabalhava num centro de pesquisas atômicas do governo americano no Novo México. Tendo planejado a construção de uma arma nuclear capaz de produzir alta quantidade de radiação gama, ele estava presente no abrigo do local onde seria realizado o teste de seu invento. Percebendo que alguém havia passado pela segurança e penetrado na área proibida, Banner pediu a seu assistente Igor Starski que retardasse a contagem regressiva para a explosão, enquanto ele tentava levar o intruso a um lugar seguro. Starski, secretamente um agente inimigo, não executou o pedido de Banner, esperando que ele morresse com a detonação da bomba.

Chegando até o intruso, o jovem Rick Jones (Ricardinho, na primeira dublagem), Bruce colocou-o em uma trincheira protetora. Porém, antes que o cientista pudesse se proteger, a bomba gama explodiu, cobrindo-o de partículas radioativas. Mas Banner sobreviveu e foi trazido à base pelo jovem Rick Jones.

A radiação provocou uma alteração na estrutura celular de Banner e naquela noite, sua personalidade sofreu um desdobramento: Banner se transformou pela primeira vez numa criatura imensa, verde, irracional, semi-humana e movida pela emoção, batizada de “Hulk” pelos militares.

A transformação do cientista em uma criatura descomunal é determinada pelo seu estado emocional e o processo é causado por um catalisador químico, a adrenalina. Como todo ser humano, o corpo de Banner segrega grandes quantidades da substância em situações de medo, ódio ou cansaço, o que estimula o batimento cardíaco e inibe a sensação de fadiga. Enquanto nos seres humanos normais este processo simplesmente aumenta as capacidades físicas, no caso de Bruce é desencadeado uma complexa reação química extra-física que altera toda a sua forma e o transforma no Hulk. Ao sentir qualquer emoção de raiva ou medo, seus olhos começam a brilhar com uma estranha luz verde, dando início à transformação física.

Hulk possui superforça, vigor e resistência a ferimentos e embora não voe, é capaz de saltar a uma altura de mil metros e a uma distância de dois quilômetros. Quando assume a forma do Hulk, o físico nuclear perde a consciência de que é Bruce Banner e passa a ter uma mentalidade bastante primitiva.

Como um homem guiado pela razão e pela ciência, Banner passou a temer as transformações e a odiar seu alter ego. Freqüentemente tentou impedir suas transformações mas fracassou. O físico deverá lidar com as poderosas forças que vivem dentro de si. A criatura quer apenas ser deixada em paz, mas ataca sempre que ameaçada, berrando um característico “Hulk Esmaga!”.

O velho General Ross é comandante da Base Gama desde a sua criação. Esteve presente no teste nuclear que transformou Bruce Banner no Hulk e é pai de Betty Ross, que mulher que ama Banner. Desde o surgimento do Hulk é o próprio General quem coordena as caçadas ao monstro verde. Seu ódio à criatua só se compara a sua dedicação pelo cumprimento do dever.

O Major Glenn Talbot foi durante muito tempo o segundo homem da Base Gama. Sempre apaixonado por Betty Ross, teve de esperar que a jovem desistisse de Bruce Banner para poder se casar com ela. Mas não mantiveram a união por muito tempo e se divorciaram. Isso o fará que Talbot culpe Banner eternamente pela separação.