O Xerife Hoot-Kloot

O Xerife Hoot-Kloot foi a sétima produção dos estúdios DePatie-Freleng Enterprises, realizada em 1973, com 17 episódios. Com estreia em janeiro de 1973, a série de animação foi apresentada juntamente com o desenho A Formiga e o Tamanduá. Os estúdios DePatie-Freleng Enterprises são os mesmos que produziram o desenho A Pantera Cor-de-Rosa.

O personagem principal Hoot-Kloot foi baseado em um xerife garganta-vermelha de uma série de comerciais da Dodge, enquanto seu cavalo Molenga (Fester) fora inspirado no personagem Walter Brennan, da série de faroeste Gunsmoke.

O desenho mostra as aventuras de um xerife muito atrapalhado, chamado Hoot-Kloot, que se encarrega de perseguir os bandidos no velho oeste. Baixinho, Kloot anda sempre com o seu chapéu de estimação e um par de óculos com lentes verdes, que são sua marca registrada.

Mesmo sendo durão e se gabando da sua valentia, eficiência e cheio de autoconfiança, o xerife sempre acaba cometendo algum erro que atrapalha o seu trabalho na captura aos malfeitores. Muitas vezes, a displicência faz Hoot-Kloot não pegar os bandidos, que acabam roubando “bem debaixo do seu nariz”.

No combate aos fora-da-lei, o herói  Hoot-Kloot conta com a ajuda de seu cavalo manco, chamado Molenga. Trata-se de um pangaré branco, que usa um boné dos confederados e um pequeno probleminha: ele fala. Mas, por que falar é um problema? Porque Molenga está sempre reclamando da sua função e das atrapalhadas do xerife.

Em cada episódio, o Xerife enfrenta um inimigo diferente, sendo que, poucas vezes, tornou a enfrentar algum bandido.

No Brasil, O Xerife Hoot-Kloot foi apresentado pela TV Tupi e reprisado na TVS/SBT. A voz brasileira de Hoot Kloot é do dublador Castro Gonzaga, enquanto Molenga recebeu a voz de Carlos Marques. O estúdio de dublagem foi o Telecine/RJ.